É comum algumas pessoas se associarem aos desrespeitosos e, com cinismo, afirmarem que isso é certo. O Senhor discorda dessa postura. Ao contrário, Ele nos orienta a não andarmos segundo o conselho dos ímpios nem nos determos no caminho dos pecadores nem nos assentarmos na roda dos escarnecedores (Sl 1.1).
Nunca diga ao ímpio que ele é justo nem lhe faça elogios. Porém, se ele fizer uma boa ação, louve-o por isso e, em seguida, exorte-o a fazer somente o bem. Os que se indignarem contra você por ter dado tal conselho nunca se ofenderão se você ficar firme nessa palavra. Chamar de justo quem não ama a Deus é dar ao inimigo o prêmio pela perdição dessa alma. A nossa missão é salvá-lo.
Jamais seja fiador do ímpio, pois, como ele serve ao diabo, você terá dores e será ridicularizado com os outros procedimentos dele. Seja sábio e diga não quando essa for a resposta certa. Quando um perdido vier em busca de socorro, ajude-o. Veja como a Bíblia chama isso: colocar brasas sobre a cabeça do inimigo (Pv 25.21,22). O nosso alvo é tirá-lo das trevas e conduzi-lo para a maravilhosa luz de Jesus, a salvação (1 Pe 2.9). Cumpra a Palavra!
Em todas as épocas, temos visto ímpios assumirem o poder e levarem a população à ruína. Nada melhor do que ter justos no governo, respeitando a administração pública e agindo eticamente. Não há como um remido afirmar que uma pessoa é correta, a menos que a conheça bem, sabendo que ela é irrepreensível como cristã. Deus é justo!
Se tiver de repreender um ímpio, faça-o mesmo que ele se levante contra você. Ignore o inimigo. Somos servos do Altíssimo, mas, se transigirmos na nossa missão de falar a verdade, o Senhor Se aborrecerá conosco. Dai, pois, a César o que é de César e a Deus, o que é de Deus (Mt 15.21b). O salvo deve andar em retidão!
As bênçãos estão reservadas aos que obedecem às ordens do Altíssimo. Ainda que você seja criticado pelos pecadores insistentes, será recompensado pelo único Deus. Um pouco de sabedoria ajuda nas adversidades. Quem teme o Criador não responde a tudo o que lhe é perguntado, e sim procura ver as razões que levou alguém a indagá-lo sobre algo. Assim procedia o nosso Mestre com os fariseus.
Lute para dar o melhor para o Todo-Poderoso sem ser usado pelo diabo. Agindo assim, nenhuma derrota entrará na sua “ficha”. Ao exortar o ímpio, faça-o sob a instrução do Altíssimo. Honre o Senhor sempre!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares