Entre as declarações que saltam aos nossos olhos quando lemos a Palavra de Deus, estão aquelas em que se fala no amor. Amar o Senhor sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo é o resumo de todos os mandamentos, conforme Jesus declarou. Nada melhor do que cumprir os Seus preceitos. Quem faz isso prova que ama a Deus e, por sua vez, é amado pelo Pai e pelo Filho (Jo 14.21).
O versículo em estudo mostra que o mandamento do Senhor se divide em dois. Primeiro: crer no Nome de Jesus. Fazendo isso, entramos na presença de Deus e requisitamos as bênçãos prometidas a nós, das quais tomamos conhecimento dando ouvido à Sua Palavra. Usando esse maravilhoso Nome, expulsamos os demônios e curamos os enfermos (Mt 10.8).
Segundo: amar uns aos outros, independentemente se sentimos ou não vontade de amar. Obedecendo às ordenanças divinas, cumprimos as condições para sermos amados pelo Senhor e ainda experimentarmos as Suas manifestações garantidas em nossa vida. É maravilhoso fazer o que o Mestre diz; assim, vivemos melhor. Ser amado por Deus é muito bom!
Há um detalhe na orientação bíblica que é fundamental e completa a orientação: temos de amar segundo o seu mandamento, demonstrado por Cristo em Seu ministério terreno. Precisamos nos entregar a tudo o que Ele nos ministrou. Desse modo, veremos as operações do Altíssimo, e esse fato nos promoverá diante das pessoas. Quem é amado pelo Pai vive bem!
O Senhor faz morada em quem O segue e, por seu turno, esse “sortudo” também habita nEle (Sl 91.1). Essa comunhão fará qualquer um ser bem-sucedido em suas empreitadas. Então, quando orar, Deus lhe responderá, atendendo à sua petição. Além disso, essa pessoa repreenderá o diabo, o qual desaparecerá e nunca mais voltará.
A prova de que Deus mora em nós é o fato de termos o Espírito Santo, concedido àquele que nasce de novo. Esse fenômeno ocorre toda vez que uma pessoa aceita Jesus como Senhor e Salvador. Então, ela é perdoada de seus pecados, mediante o arrependimento e recebe a vivificação, sendo religada ao Pai. Ao passar pelas águas batismais, a sua velha natureza é sepultada, e ela se torna uma nova criatura (2 Co 5.17). Quem nascer da água e do Espírito entrará no Reino de Deus (Jo 3.5).
Gostaria de lhe perguntar: você já recebeu Jesus em sua vida? Se a resposta foi não, você corre perigo! Então, entregue-se a Ele agora. Faça isso, dizendo: “Jesus, eu Te recebo como meu Salvador e Senhor, perdoa os meus pecados e salva-me”. Você orou? Considere-se salvo!
Em Cristo, com amor
R. R. Soares