Quando estiver na presença de Deus e sentir a necessidade de orar sobre um assunto que diz respeito a você ou à sua fé, faça-o. Mesmo que aquilo pareça impossível, seu pedido será atendido no devido tempo. No entanto, procure ser sensível à revelação da Palavra. O que o Senhor diz sempre é verdade. O Varão de Guerra lhe mostrará o modo correto de agir em cada batalha. Em Deus, há sabedoria e direção!
É importante ouvir a Palavra para discernir se o que você quer é bíblico. Se for, Deus contemplará a sua petição, desde que você tenha sido tocado por Ele, a fim de realizar tal coisa. Orar sem conhecer a vontade divina não redundará em sucesso ou na resposta desejada. Nos dias de hoje, o Altíssimo não costuma falar através de sonhos, visões e outros métodos, e sim pela Palavra; porém, em casos especiais, Ele pode usar esses meios.
Quando Abraão foi chamado, Deus declarou que seria Inimigo dos inimigos dele e Amigo dos seus amigos: E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra (Gn 12.3). Essa promessa é para quem é filho de Abraão no âmbito natural ou espiritual; pertence à pessoa que aceita Jesus e nasce de novo. Porque nem todos os que são de Israel são israelitas (Rm 9.6b).
Com o entendimento vindo de Deus acerca da oração, Davi pediu a Ele que o livrasse de quem ia ao seu encalço; dessa maneira, o que poderia parecer impossível lhe seria feito. Ao compreender uma revelação das Escrituras, guarde-a no coração. Sem dúvida, foi o Senhor quem lhe mostrou esse segredo, o qual funcionará sempre que usá-lo em oração. Deus prometeu nos ensinar, instruir e guiar os nossos passos (Sl 32.8).
O rei de Israel não economizou palavras nem foi tímido, mas suplicou ao Altíssimo que o livrasse de seus perseguidores. Faça o mesmo, e constatará o quanto o poderoso Deus o ama. O Senhor prometeu: Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes (Jr 33.3). Não economize palavras, mas clame com a certeza de que será respondido, e lhe serão anunciadas grandes bênçãos.
Além de ser objetivo na oração, Davi pediu sua libertação ao Todo-Poderoso. O desejo do rei não era apenas ser salvo, mas também não ser mais perturbado pelo maligno. Quem crê deve usar os meios que o Senhor lhe mostra, pois a Palavra não voltará vazia: Assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei (Is 55.11).
Considere-se parte das bênçãos do Altíssimo; afinal, Ele prometeu cumprir o que você determinar. Josué orou e sentiu-se habilitado a fazer o que ninguém havia se atrevido a realizar: ordenou que o Sol se detivesse em Gileade, e a Lua, no vale de Aijalom. Assim, por quase mais um dia, o Sol não se pôs (Js 10.12). A oração é capaz de parar até o Sistema Solar!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares