03/12/2020 - PARA CONHECER O CAMINHO DE DEUS

Para que se conheça na terra o teu caminho, e em todas as nações a tua salvação.

Salmo 67.2

Não se sabe ao certo quem é o autor do Salmo 67, mas alguns estudiosos da Bíblia consideram que, por causa do estilo, Davi o tenha escrito. Mas, na verdade, isso não importa, porque o verdadeiro Autor é o Espírito Santo, que moveu homens para registrarem a Bíblia (2 Pe 1.21). Estudá-la com o coração aberto, enquanto se espera o entendimento real, é o melhor a se fazer. Conhecemos o Senhor pela Palavra! 

O salmista pediu que Deus tivesse misericórdia de nós e nos abençoasse (Sl 67.6,7). Tanto naqueles dias como hoje, também precisamos disso. Como esse pedido veio do próprio Senhor, por intermédio do Santo Espírito, Ele já o atendeu. Bom é que as misericórdias dEle se renovam a cada manhã (Lm 3.22,23); por isso, ainda que, ontem, tenhamos gastado todo o “estoque” delas, o fato de não termos morrido significa que Ele as está derramando sobre nós.

Temos certeza de que fomos abençoados, porque o Salvador pagou o preço dos nossos pecados, resgatando-nos para Deus (Rm 6.3-11). Agora, é só crer na Verdade e orar agradecendo pelo favor enviado. Quem crê nas Escrituras, automaticamente, passa a viver de acordo com elas. Somos mais do que vencedores em tudo!

A oração do Salmo 67 não precisa mais ser feita, porque a Resposta já veio: Jesus. Ele disse claramente que isso ocorreu, pois assim Se definiu: Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo 14.6). Portanto, creia que você desfruta da necessária misericórdia de Deus e aja de acordo com os ensinamentos do Mestre. Ninguém se aproxima do Pai a não ser por Cristo.

O salmista pediu ainda que Deus fizesse resplandecer o Seu rosto sobre nós, o que foi feito também. Isso significa entender a revelação do Senhor. Então, nunca deixe de buscar as direções na Palavra, a qual é o próprio Jesus, o Caminho de Deus. Creia na Palavra, naquilo que lhe saltar aos olhos ou chamar a sua atenção. Os que têm fé no Senhor vivem vitoriosamente (Rm 8.37). É isso que Ele deseja para Seus filhos!

Ninguém que tenha buscado a Deus pode alegar que não sabe o Caminho para chegar até Ele. A Palavra se dá a conhecer a quem ouve a pregação bíblica ou a lê (Lc 11.10). Então, seja um “devorador” da Bíblia, um estudante da Verdade, e você terá o mesmo entendimento dos servos do Senhor no passado. Desse modo, você há de viver e usufruir das boas coisas que Ele preparou. Com Jesus, nunca erramos o caminho!

Saiba que a salvação fornece o necessário para o homem não ser oprimido pelas forças do mal. Ela é como o maná que, durante 40 anos, os israelitas colhiam no deserto e comiam. Esse alimento os supria, e, assim, eles não ficavam doentes, já que, no deserto, nem grama sequer se achava!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares