14/12/2020 - A INGLÓRIA TROCA

Houve alguma nação que trocasse os seus deuses, posto não serem deuses? Todavia, o meu povo trocou a sua glória pelo que é de nenhum proveito.

Jeremias 2.11

Foi muito triste para Israel ouvir que fez a má opção, ao trocar Quem os tirara do Egito e os transportara para Canaã. Mas, como seus filhos deixaram de servir a Deus, voltando-se para o diabo, pagaram um preço bem alto. Da mesma forma, ocorrerá com quem tiver feito o mesmo, ou coisas piores. A pessoa que abandonar o Caminho não conseguirá voltar à comunhão com o Senhor e se perderá (2 Pe 2.20-22), caso não atenda aos toques do Espírito Santo.

Nem entre os pagãos mais iludidos, os quais amam falsos ídolos, houve quem deixasse os seus deuses. Porém, os israelitas substituíram Aquele que os guardava em todo o tempo pelos “deuses” estranhos. Foi maldade renegarem a fé no verdadeiro Deus e acreditarem na falácia criada pelo homem. O Senhor há de receber em paz todo aquele que se arrepender dos erros que cometeu contra Ele.

Por que escolher o maligno, em vez do Senhor; o mal, em vez do bem; a triste sorte, no lugar da prosperidade? Sem dúvida, quando isso acontece é obra do diabo, que insiste com as pessoas para que confiem nele. Como dizem, a porta larga é “melhor” do que a estreita. Para o mundo, pode ser que sim, mas, no fim, o caminho largo levará os incautos à perdição eterna. Prefiro a Porta estreita e o Caminho apertado (Mt 7.13,14)!

Os ídolos das nações nunca foram deuses, e sim fraudes de Satanás para ter o povo sob o seu chicote. É incrível, mas muitos se deixam levar pelo que é falso e, mesmo debaixo de bastante sofrimento, não se revoltam contra o engano nem se achegam a Deus, o qual é o Único capaz de lhes perdoar e dar a vida eterna. Infelizmente, muita gente anda em desacertos, sem se dar conta de que está na vereda errada. Isso é lamentável!

Os israelitas desprezaram a sua glória, que era imensa e operava em todos os momentos de suas vidas, e optaram pelos deuses em quem jamais encontrariam proveito. Só um coração perverso pode fazer tal coisa. Portanto, nunca siga a orientação do diabo, porque ele é mentiroso em todos os sentidos (Jo 8.44). Por que continuar a pecar, se você pode se acertar com o Pai eterno? Compensa trocar o bem pelo mal?

Há cristãos que se consideram realizados quando terminam uma faculdade, pensando que nada mais temerão. Ora, na verdade, foram ludibriados pelo inimigo da felicidade e vendidos para ele. Por isso, sofrerão continuamente no lago de fogo e enxofre, quando poderiam estar nos Céus de luz e amor ao lado do Salvador. Que o Deus nos conceda meios para tirarmos os ímpios das mãos do adversário, levando-os a experimentar o quanto o Pai é bom e os ama!

Só há um remédio para o homem: voltar para o Senhor. Ninguém pode vencer as coisas infernais sem estar firme na Rocha – Jesus (Mt 7.24-27). Tome a sua boa decisão agora! Então, jamais tropeçará nos obstáculos colocados por Satanás diante de você. A sua felicidade eterna só depende da sua atitude. Deus quer guardá-lo longe do mal!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares