28/03/2021 - CADA UM NO SEU QUINHÃO

E, havendo Josué despedido o povo, foram-se os filhos de Israel, cada um à sua herdade, para possuírem a terra.

Juízes 2.6

Apesar de o povo ter sido despedido por Josué para possuir a terra, a maioria não tinha entrado na batalha para assumir a parte decretada pelo Altíssimo. Da mesma forma, muitas pessoas se dizem cristãs, mas não sabem sequer fazer a oração da fé. Ora, todas deveriam aprender esse tipo de clamor para serem vitoriosas. Essa falta de conhecimento é ruim, pois faz o diabo ridicularizar da fé delas.

Os salvos devem sempre se examinar para verificar qual tipo de fé abraçaram, porque o diabo tem escravizado muitos deles. O maligno condiciona os servos de Deus a chorar e se lamentar pelas coisas que precisam, mas não conseguem ter. A ideia generalizada é que o Altíssimo nos dará algo quando for da vontade dEle. Os pseudosalvos ignoram o texto bíblico, que diz: Porque todas quantas promessas há de Deus são nele sim; e por ele o Amém, para glória de Deus, por nós (2 Co 1.20).

Por qual razão ficar orando por dias a fio, pedindo ao Senhor que revele a Sua vontade, se ela já está nas Escrituras? Ele nos diz para a assumirmos de vez: E o servo que soube a vontade do seu senhor e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites (Lc 12.47). Muitos estão sendo castigados por desobedecerem às instruções divinas.

Temos de nos examinar continuamente, pois, se sabemos o plano de Deus para nossa vida e o rejeitamos, seremos reprovados. A Palavra nos orienta: Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis, quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados (2 Co 13.5). Examine-se e viva de fato!

Vá à sua herdade – o seu entendimento da Palavra – a fim de possuir o que lhe pertence. Não deixe nas mãos do diabo o que lhe foi dado, pois, no Juízo, tudo o que Deus lhe entregou para negociar deverá ser devolvido com o aumento devido. Cuidado para não ter a mesma sorte daquele que escondeu o tesouro em um lenço e o devolveu intacto. Por causa disso, aquele servo foi lançado nas trevas exteriores.

A orientação é dobrar o que você recebeu. Assim, você será convidado a entrar no gozo celestial: E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor (Mt 25.21). Quem agir de outra forma ouvirá: Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali, haverá pranto e ranger de dentes (Mt 25.30). Misericórdia, Senhor! 

Sabendo das advertências do Salvador, não podemos descumprir o Seu plano, sob pena de sermos acusados de maus e negligentes. Ora, quem desobedecer ao Seu direcionamento terá a amarga decepção de ter rejeitado uma ordem divina. Tome posse de tudo o que lhe for dado e seja abençoado para sempre!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares