29/03/2021 - VIRAM A GRANDE OBRA DO SENHOR

E serviu o povo ao Senhor todos os dias de Josué e todos os dias dos anciãos que prolongaram os seus dias depois de Josué e viram toda aquela grande obra do Senhor, a qual ele fizera a Israel.

Juízes 2.7

Nada melhor do que viver para servir ao Senhor, pois, além de Ele nos recompensar de modo maravilhoso por tudo o que fazemos na obra e nos proteger das forças do Inferno, ainda nos galardoará depois da volta de Jesus, e a recompensa durará por toda a eternidade. Sob o comando de Josué, os israelitas serviram a Deus com todo o coração e viram o quanto era valioso estar debaixo da cobertura de quem agrada ao Céu!

Após a partida de Moisés, seu ajudante assumiu a liderança. Os anciãos que estavam sob as ordens de Josué não se deram por vencidos, quando observaram que o povo era como criança e se desviaria dos caminhos do Altíssimo em breve. Então, oraram e pediram ao Todo-Poderoso que prolongasse seus dias, para que ajudassem os israelitas a seguirem em frente e não temerem o diabo. Assim, viram a glória de Deus em ação!

Hoje, temos o mesmo problema, porque as gerações vêm vazias do conhecimento do Senhor, e isso faz com que tenhamos de instruí-las a respeito de Deus, dos deuses das religiões e do que se pode obter do Altíssimo. Diariamente, nascem pessoas que, em 20 anos, serão sadias ou problemáticas. No entanto, se lhes ensinarmos o caminho do bem, elas nunca virarão as costas para a Verdade e amarão a Deus.

Não sabemos como prolongar nossos dias, mas sabemos orar ao Senhor para ter novos mestres que orientarão os jovens sobre o bem. O ensino nesta vida é apagado na morte. Porém, a instrução vinda da Palavra de Deus nos seguirá pela eternidade: Trabalhai não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará, porque a este o Pai, Deus, o selou (Jo 6.27)

Aqueles anciãos que conseguiram prolongar seus dias tiveram uma bênção dobrada. Eles não somente ajudaram os novos a aprender a respeito do Deus verdadeiro, único e eterno, que é gratificante, como também viram a grande obra feita pelos israelitas: assumir a terra que lhes fora prometida desde os dias de Abraão, Isaque e Jacó. Tudo o que fizermos para o bem do Reino de Deus e da Sua justiça nos será retribuído de modo multiplicado! Ore!

Nunca se ouviu sobre algo semelhante ter acontecido a outro povo, pois os israelenses moraram no deserto durante 40 anos. Nenhuma praga ameaçou a sobrevivência deles, a não ser quando pecaram. Mas, mesmo assim, não foi o conhecimento humano que deu fim aos males que surgiram, e sim o retorno ao Altíssimo em arrependimento. Moisés orava, e a resposta vinha de imediato. Eles jamais perderam a esperança. 

O que fez por Israel o Senhor promete fazer para qualquer povo que O buscar e andar em Seus caminhos. Ele é o Criador e Senhor da humanidade. Comece a buscá-Lo e você haverá de encontrá-Lo e ter a Sua ajuda!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares