06/05/2021 - PROPÓSITOS ÚTEIS E INÚTEIS

Os meus dias passaram, e malograram-se os meus propósitos, as aspirações do meu coração.

Jó 17.11

Quem não andar segundo a Palavra logo concluirá que errou, pois os problemas inevitavelmente chegarão. Sem a força do Altíssimo, essa pessoa não tomará a decisão sábia para se livrar dos ataques do Inferno. Ora, o rei da maldade nunca deixa de nos tentar, e ninguém tem poder para vencê-lo, se não estiver vivendo com Deus (At 19.13-16).

No coração do ser humano há muitos propósitos, positivos e negativos. Porém, quem desconhece o Manual do Criador, a Bíblia, sente dificuldade em evitar os maus caminhos (Pv 16.2,25). A mente do ímpio não consegue se desviar das armadilhas preparadas pelo inimigo para prender os espiritualmente desprotegidos. Por mais que a pessoa se esforce, ela não conseguirá livrar-se do mal sem a revelação das Escrituras (Jo 8.32).

Quando não temos o conselho do Senhor, mesmo que estejamos vencendo na vida, algo nos falta. Porém, ao conhecermos a vontade de Deus na Palavra, no mesmo instante, sabemos que temos a resposta. Os que andam ao lado do Altíssimo nunca vacilam, mas quem, eventualmente, só “faz uma visita” a Ele não tem firmeza em suas decisões (Tg 1.8)!

A orientação celestial em todos os assuntos deve ser buscada em tudo o que vamos fazer ou falar, pois, se Jesus precisava delas, quanto mais nós: Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo, e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai, que me enviou (Jo 5.30). Viver em comunhão com o Senhor só faz bem e garante a nossa entrada no Reino dos Céus.

Deus prometeu responder a quem clamasse a Ele, garantindo anunciar coisas grandes e firmes que não sabemos (Jr 33.3). Em Sua promessa, vemos que é Seu prazer nos atender e nos ensinar. O nosso Pai quer o melhor para os Seus filhos; portanto, não deixe de viver aos pés dEle e clamar quando houver necessidade. Ele é fiel Cumpridor das Suas promessas!

As pessoas que consultam espíritos, achando que são bons, certamente não entendem a Bíblia (Dt 18.10-14). Com paciência e sabedoria do Alto, podemos dar a esses incautos a orientação segura e funcional. Ora, se alguém aprender o que é justo, voltará a buscar mais do Pai celestial sempre que precisar. O Espírito Santo o fará entender a Verdade. Deus é bom e fiel!

Veja o que a Palavra fala sobre consultar espíritos: Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram entre dentes; — não recorrerá um povo ao seu Deus? A favor dos vivos interrogar-se-ão os mortos? (Is 8.19). Agora, você pode e deve se dirigir ao Altíssimo em oração, pois Ele o ouvirá.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares