24/06/2021 - O INÍCIO DE UMA GRANDE OBRA

E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto e veio ao monte de Deus, a Horebe. 

Êxodo 3.1

Quarenta anos haviam se passado desde o dia em que Moisés teve de fugir de Faraó. Agora, o servo do Senhor era um simples pastor de ovelhas. A sua história é um romance de grande inspiração para quem deseja ter um encontro com Deus. Ele soube o que era passar fome e sede, fugir do maior império do mundo daqueles dias e, depois, ser preparado e enviado por Deus, para tirar do cativeiro mais de 3 milhões de israelitas. Aleluia!

O significado do nome Moisés é Tirado das águas, o qual lhe fora dado exatamente em razão do que aconteceu a ele. O Faraó da época de seu nascimento, dirigido pelo diabo, mandou que, ao nascerem, os meninos hebreus fossem mortos. Se eles continuassem a crescer em número, em breve seriam a maioria no Egito. No entanto, os pais de Moisés, tementes a Deus, conseguiram esconder o bebê. Assim diz a Palavra: E foi-se um varão da casa de Levi e casou com uma filha de Levi. E a mulher concebeu, e teve um filho, e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses (Êx 2.1,2; Hb 11.23).

O futuro legislador do povo santo foi achado pela filha de Faraó, que costumava banhar-se nas correntes do Nilo. Ao encontrá-lo, ela se encantou pelo menino e resolveu criá-lo. Por ter sido achado em um rio, ele recebeu o nome de Tirado das águas (Êx 2.1-10). Moisés foi criado em toda ciência do Egito e teria sido uma autoridade naquele país, mas Deus o tinha preparado para outra missão: libertar os filhos de Jacó, que, na época, padeciam como escravos naquela terra próspera.

Ao defender um hebreu, Moisés acabou matando um egípcio (Êx 2.11,12). O Faraó daqueles dias ficou irado e quis prendê-lo por ter assassinado um cidadão do Egito. O filho de Joquebede fugiu e se refugiou em Midiã, onde se casou com a filha do sacerdote local. Ali, passou 40 anos cuidando das ovelhas e cabras do sogro. Um dia, ao levar o rebanho para pastar, teve um encontro revelador com o Onipotente (leia os capítulos 2 e 3 de Êxodo).

Inúmeras vezes, Moisés levara o rebanho atrás do deserto, procurando bons pastos para os animais, mas, naquele dia, o Senhor tinha algo especial para mostrar a ele. O que ele viu não só mudou sua vida, mas também a de todos os hebreus. Por certo, não sabemos nada do que Deus tem preparado para nós, porém, crendo e servindo-Lhe de coração, chegará o momento em que Ele nos visitará e revelará a nossa tarefa.

Moisés se tornou um dos maiores nomes da História, pois foi feito libertador do seu povo, estadista, historiador, poeta, moralista e pastor daqueles que Deus lhe confiou. Não houve, em todo o mundo, um líder que tenha conduzido tanta gente pelo deserto e por tanto tempo quanto ele. Ele preparou Israel para assumir a terra que manava leite e mel. Confie no Senhor, ainda que não tenha visto respostas às suas orações.

Observe que, no versículo estudado, Moisés foi a Horebe, o monte de Deus. Horebe significa Seco. Precisamos ir aonde Deus nos chama; assim, Ele nos mostrará a Sua vontade. Em seu interior, há muitos rebanhos que precisam de alimento e água, e você os encontrará no monte Seco.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares