02/11/2021 - O RECONHECIMENTO DOS ESCOLHIDOS

Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de seus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão.

Gênesis 49.8

O Senhor elege a quem quer, segundo os princípios da justiça e da verdade. NEle não há nenhum risco de maldade. Aqueles que querem ser bem-sucedidos pela eternidade devem buscar e fazer a vontade de Deus. O coração do homem só se realiza estando em Cristo e cumprindo sua missão. Eis o princípio bíblico: teremos tudo de Deus, quando dermos tudo a Ele. A rendição ao Altíssimo acontecerá se obedecermos à Sua Palavra.

A nossa eleição ocorreu porque o Senhor assim projetou. Nunca O culpe nem deixe de amá-Lo. Permaneça na sua posição no Reino de Deus. Quem servir bem onde foi colocado, obterá mais do favor divino: Porque os que servirem bem como diáconos adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus (1 Tm 3.13). Podemos melhorar a nossa situação diante do Pai e de todos. 

É de fundamental importância conhecermos o propósito de Deus para nossa vida. Isso nos dará a promoção que devemos buscar. Aumentar a nossa confiança na fé e no amor divino nos ajudará a fazer mais e executar melhor o nosso chamado. Jamais deixe o seu coração enganá-lo, desejando coisas que não lhe foram ditas; contente-se com o que foi revelado. O centurião surpreendeu o Mestre e conseguiu a bênção (Mt 8.5-13).

Os 12 filhos de Jacó tiveram posições importantes no Reino de Deus, determinadas por iniciativa do Senhor. Porém, Rúben, que tinha a mais alta e privilegiada missão, perdeu tudo porque se deu ao pecado (Gn 35.22). Evite o erro como se deve evitar tocar em veneno. Uma simples gota pode matar. Jesus declarou: Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e símplices como as pombas (Mt 10.16). Siga esse conselho!

Seja como Judá, o qual teve a honra de ser louvado pelos irmãos. Mas não se esqueça: os seus atos ditarão a sua sorte ou perdição. Haverá o Dia da prestação de contas, e não passará ileso quem tiver cumprido mal o seu chamado: Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo (1 Co 3.15). Bom seria se todos realizassem a sua missão com temor, sabedoria e amor. Você pode ser esse servo por amar a Deus!

Nenhum dos filhos do Reino tem razão para deixar de fazer o que lhe foi ordenado. No entanto, os fracos cederão à carne, que para nada presta; inchando-se, serão contaminados. Ora, as orientações da Palavra têm como objetivo nos livrar das astutas ciladas do diabo. Portanto, seja o fiel servo a ser louvado pelo Senhor: Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor (Mt 25.23).

Onde estiver, seja fiel à tarefa delegada pelo Pai. Jamais se sinta menor ou insignificante diante de alguém. Honre aqueles que foram colocados em honra, sabendo que temos de dar o nosso melhor. Afinal, o Senhor nos deu o exemplo, entregando-nos o Seu único Filho, o melhor do Céu. Agrade a Quem o convocou para ter o privilégio de servir a Ele. Deus abençoa a quem crê!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares