09/11/2021 - ATÉ A VITÓRIA FINAL

E cada um de vós armado passar o Jordão perante o SENHOR, até que haja lançado fora os seus inimigos de diante dele. 

Números 32.21

O alvo era a vitória final de Israel sobre os habitantes da Palestina, cuja terra fora dada ao povo do Senhor. A nossa meta deve ser aprender os nossos direitos em Cristo e tomar posse de tudo o que nos foi dado no Filho de Deus (Ef 1.3,4). A salvação é a nossa reinserção no Ser que nos criou à Sua imagem e semelhança. Assim, podemos viver com Ele e fazer a Sua vontade. Recuse os falsos discursos e torne-se membro do Seu Corpo.

Os israelitas foram orientados a passar o Jordão armados, a fim de ajudar seus irmãos a assumirem aquele território. O Evangelho é a verdadeira Terra Prometida, onde nada nos falta (Sl 23.1). Feche os ouvidos para as doutrinas vindas do homem, porque não prestam para nada, pois elas visam à glória humana. Temos de seguir a direção da Palavra: Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso (1 Co 3.21).

Os filhos de Jacó deveriam agir com toda a força, até porque fariam isso diante do Senhor. Da mesma forma, precisamos tomar posse das bênçãos com todo o coração: E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus e que não há outro além dele; e que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças e amar o próximo como a si mesmo é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios (Mc 12.32,33).

Israel não poderia descansar até a conquista da vitória final; assim, assumiria a promessa divina. Procedamos assim dia e noite, advertindo os irmãos do que lhes compete fazer: Que os teus olhos estejam dia e noite abertos sobre este lugar, de que disseste que ali porias o teu nome, para ouvires a oração que o teu servo fizer neste lugar (2 Cr 6.20). Deus quer nos ouvir a toda hora. Aleluia!

Os israelitas simbolizam os membros da Igreja – o Corpo de Cristo. Enquanto a obra estiver inacabada, os cristãos devem lutar continuamente, a fim de se apossar de todas as promessas feitas pelo Senhor: Dizei aos turbados de coração: Esforçai-vos e não temais; eis que o vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará (Is 35.4). Ele veio com a vingança prometida, fez a obra e nos deu poder sobre o reino do maligno (Lc 10.19).

Quem tem medo no coração não pode estar junto aos que têm fé para agir conforme o propósito do Altíssimo: E continuarão os oficiais a falar ao povo, dizendo: Qual é o homem medroso e de coração tímido? Vá e torne-se à sua casa, para que o coração de seus irmãos se não derreta como o seu coração (Dt 20.8). Os guerreiros de Deus não podem deixar o medo ou outra coisa má entrar em seu coração.

Quando toda a Terra tiver recebido o testemunho de Jesus, após ouvir a Boa Notícia, os salvos poderão descansar, porque o propósito divino terá sido cumprido. Não aceite ser levado por alguma ordem “complementar” do Céu, pois isso não existe. Siga a instrução: Tu, porém, vai até ao fim; porque repousarás e estarás na tua sorte, no fim dos dias (Dn 12.13). Creia e ore!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares