19/11/2021 - RECEITA PRÁTICA E FÁCIL

Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. 

Gálatas 5.16

Os desejos desenfreados oferecidos pela carne prejudicam demais os cristãos em seu amor a Deus. Porém, se seguirem as direções do Santo Espírito, nunca atenderão às tentações que tentam tirá-los da presença do Senhor. O salmista perguntou como os filhos de Deus podem manter seus corações puros: Como purificará o jovem o seu caminho?, e a resposta foi: Observando-o conforme a tua palavra (Sl 119.9). Receita prática e fácil!

Toda pessoa, ao chegar à puberdade, passa por uma mudança tremenda no seu corpo. Alguns se deixam levar pela moda atual, não só a da vestimenta, mas também, principalmente, a dos costumes e caem nas garras do inimigo. A Bíblia declara: Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele (1 Jo 2.15). O bom profissional aproveita o seu tempo para estudar e se aprimorar; na fé, deve ocorrer o mesmo.

A receita é andar no Espírito, mas como? Certamente, não é viver de maneira mística nem ficar recitando a Bíblia toda vez que falar, e sim pautar a vida pelas Escrituras. Aliás, o salvo deve se esforçar para estar bem disposto e alegre, a fim de servir a Deus. Quanto às ofertas do reino mau, sigamos em frente, sem dar a mínima atenção ao diabo (Tg 4.7). Afinal, somos partes da Nova Aliança!

A queda de Davi seria evitada, se ele não tivesse observado Bate-Seba (2 Sm 11.1-5). Ora, aquilo que vem do inimigo não chega a quem descansa à sombra do Onipotente (Sl 91.1-4). Entretanto, a pessoa que brinca com o tentador, mais cedo ou mais tarde, pagará a conta dos seus atos. É nossa obrigação honrar a ordem do Senhor, impedindo o tentador de encontrar alguma brecha em nós: Não deis lugar ao diabo (Ef 4.27). Seja servo de Deus sempre!

Muitas vezes, vemos – ou ouvimos falar de – alguém padecendo de algum mal e nada fazemos. O salvo deve se lembrar de que é um soldado em missão. Então, se o sofrimento ataca qualquer pessoa, ele, no mínimo, precisa orar. A Palavra diz que a intercessão feita pelo justo pode muito em seus efeitos: Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos (Tg 5.16). Há poder!

A maioria dos irmãos não sabe a capacidade que lhes foi dada em Cristo Jesus, para a sua oração ser operante. O apóstolo Paulo falou disso: E para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente (Cl 1.29). Lembre-se: devemos estar ativos na fé a todo instante. Assim, o poder divino agirá na vida dos aflitos pelo fato de não terem conhecimento. Ore e creia!

Que o Senhor dê a cada cristão a habilidade de andar em Espírito, sem se desviar nem para a esquerda nem para a direita! Desse modo, ele permanecerá na sua posição em Cristo. Nunca queira se entregar aos desejos desenfreados da carne. Caso faça isso, os espíritos malignos terão cumprido a missão de Satanás. Somos fortalecidos quando o nosso alvo é amar a Deus – ter e cumprir Seus mandamentos. Prossiga firme na fé até o fim!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares