03/12/2021 - A PALAVRA ESTAVA COM ELISEU

E disse Josafá: Está com ele a palavra do SENHOR. Então, o rei de Israel, e Josafá, e o rei de Edom desceram a ele. 

2 Reis 3.12

A dedicação de uma pessoa ao Reino de Deus é provada nos seus atos simples. O servo do Altíssimo nunca aceitará um favor se este for feito por uma pessoa que não serve ao Senhor de todo o seu coração. Nas pequenas coisas, um líder sabe se pode ou não dar ao obreiro a chance de aprender e ser usado na obra em seu lugar. O profeta Elias constatou a humildade de Eliseu, por isso lhe transmitiu ensinamentos necessários.

Ao colocar água sobre as mãos de Elias, o filho de Safate provou ser modesto e capaz de servir ao Senhor com integridade. Desde o momento em que o profeta lançou a capa sobre seu aprendiz, sabia que Deus separara um homem para ser seu sucessor (1 Rs 19.19). Assim, levou-o a compreender o papel do verdadeiro servo do Altíssimo. No ministério, devemos dar filhos a Deus, os quais não envergonharão a posição de ministros do Evangelho (1 Tm 1.2; Tt 1.4).

Vemos o que uma pessoa será no futuro pelo amor que ela demonstra para com o Evangelho. Quem se preocupa em andar de acordo com a última moda, pensando somente em futilidades, sem nunca se preparar para agradar a Deus, não é enviado para a missão mais nobre na Terra: ser representante do Céu (2 Tm 2.4; 2 Co 5.20). Os chamados pelo Todo-Poderoso têm outros alvos na vida, porque a preocupação deles é fazer o bem.

A resposta de Jesus, que, aos 12 anos, já cuidava dos assuntos do Pai, revela uma característica de quem foi escolhido para continuar na direção da obra e por que Ele ficou em Jerusalém: E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai? (Lc 2.49). Não é à toa que o fiel se dedica a Deus com todo o seu coração e todas as suas forças, sem se preocupar com o amanhã (Mt 6.25-34). Os santos precisam servir da melhor maneira ao Senhor!

Podemos observar a preparação de Davi na observação feita pelos servos do rei Saul, quando lhe falaram sobre o filho de Jessé: Então, respondeu um dos jovens e disse: Eis que tenho visto um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente, e animoso, e homem de guerra, e sisudo em palavras, e de gentil presença; o SENHOR é com ele (1 Sm 16.18). Em vez de aproveitar seus dons para conquistar as meninas, Davi mostrava que amava a Deus.

Josafá temia o Senhor e foi com Acabe e o rei de Edom lutar contra o rei dos moabitas, que não queria mais ser tributário do novo rei de Samaria, filho de Acabe. Vendo que estavam em apuros, pois não tinha água para eles nem para o gado, perguntou se não havia algum profeta lá. Ao ouvir que Eliseu deitava água nas mãos de Elias, entendeu que a Palavra do Senhor estava com o profeta (2 Rs 3.1-11). Se estiver em uma situação difícil, procure quem tem a Palavra. Deus resolve!

O Altíssimo fala pela Sua Palavra, usando Seus servos. Portanto, quando estiver na igreja, fique com o coração atento, a fim de entender o recado que lhe será dado. Batalhas e sofrimentos serão evitados, se dermos ouvidos ao Senhor. Recebendo o recado dEle, reivindique que aquilo se realize. Afinal, Deus não falaria à toa (Ez 12.25).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares