14/01/2022 - OS EXCLUÍDOS DA BÊNÇÃO

E os que deixam de andar em seguimento do SENHOR, e os que não buscam ao SENHOR, nem perguntam por ele.

Sofonias 1.6

A vida de quem comete um desses três erros descritos no versículo não será nada fácil. Afinal, desprezar o Pai resulta em consequências terríveis. Ter cuidado com o diabo dará a cada um de nós segurança em tudo, porque a intenção do inimigo é a nossa destruição. O Santo Espírito luta em nosso favor, para buscarmos o Senhor e confessarmos nossas transgressões. Assim, seremos perdoados e ungidos para as batalhas do dia a dia.

Por que alguém em sã consciência deixaria de seguir o Senhor, ou declararia não precisar dEle? Deus é a Fonte da vida. Caminhar com o Salvador é estar sempre protegido das forças das trevas. Quem encontra o Senhor acha o Manancial de vitórias inacreditáveis. Perguntar por Jesus é a atitude mais abençoada de quem teme a Deus. Esses três passos o tornarão invencível.

Ao abandonar as promessas do Senhor destinadas a quem O ama, a pessoa para de caminhar com Ele. Com a Palavra, o servo do Altíssimo se satisfaz, pois nada lhe falta. O afastamento de Deus será resultado de uma obra do diabo muito grande na vida de quem estiver fraco na fé. Mesmo não reconhecendo a existência de algum erro em nós, a culpa por Deus não nos responder é nossa (Is 59.2).

Afastar-se do Senhor é total imprudência, pois só Ele é capaz de nos guardar e de impedir o diabo de tocar em nossa vida, família e nossos bens. Manter a fé viva e pronta a agir em alguma situação inesperada é resposta do Senhor a quem busca Sua majestosa presença. Nos Céus, serão revelados os momentos em que o mal se lançou contra nós. Ainda que não estejamos cientes disso, o Espírito nos levará a clamar pela ajuda divina.

Quando nos apartamos de Deus, simplesmente declaramos a vitória do diabo e afirmamos que pertencemos a ele. Jamais deixe Satanás derrotá-lo; do contrário, não estará raciocinando bem e precisará de libertação. A Palavra garante que o Pai nos guia em triunfo: E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar o cheiro do seu conhecimento (2 Co 2.14).

Mesmo sem saber como se libertar, creia nisto: Deus abrirá o caminho para você, pois Ele não deseja ver Seus filhos, os quais são à Sua imagem e semelhança, alcançados e destroçados pelo maligno. Sendo o nosso Pastor, nada nos faltará (Sl 23.1). No entanto, se formos como bodes rebeldes, a nossa trajetória será difícil. Nada poderá nos vencer, desde que estejamos nas mãos do Salvador (Jo 15.5).

Ao ler a Bíblia com atenção, você perceberá que ela fala muito a seu respeito e falará à sua alma. A Palavra mostrará a saída para você, levando-o a caminhar de cabeça erguida e de peito estufado como um verdadeiro soldado dos exércitos celestiais. Assim diz a Palavra: Como pode ser que um só perseguisse mil, e dois fizessem fugir dez mil, se a sua Rocha os não vendera, e o SENHOR os não entregara? (Dt 32.30).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares