26/02/2022 - CONCERTO NA TERRA DE MOABE

Estas são as palavras do concerto que o SENHOR ordenou a Moisés, na terra de Moabe, que fizesse com os filhos de Israel, além do concerto que fizera com eles em Horebe.

Deuteronômio 29.1

Deus fez dois concertos com os israelitas, nos quais criou leis e procedimentos. Os salvos por Jesus fazem parte da Nova Aliança, a qual é eterna, chamada de Lei da Liberdade em Cristo Jesus (Tg 2.12). Nenhum salvo deve tentar obedecer à Lei de Moisés, porque o Filho de Deus a cumpriu por nós (Rm 10.4). Porém, temos de examinar tanto o pacto realizado em Horebe como aquele firmado nos campos de Moabe, a fim de sabermos como agir na Nova Aliança!

O concerto de Moabe não foi a repetição do que havia sido revelado, e sim o seu complemento, salientando detalhes importantes e merecedores de um particular e bom estudo, que, agora, não faremos. Comentaremos apenas o versículo 4, que diz: Porém não vos tem dado o SENHOR um coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir, até ao dia de hoje (Dt 29.4). O véu de Moisés estava sobre eles (2 Co 3.13-15).

Vem do Senhor a habilidade para entendermos a Sua vontade e obtermos as respostas às nossas indagações. Por isso, precisamos orar para que Ele nos fale pela Sua Palavra e, então, podemos descansar acerca do que pedimos. Ao meditarmos na Palavra com atenção, vemos a solução de modo bem claro. Tudo aquilo de que você necessitar deve ser pedido em o Nome de Jesus (Jo 14.13).

Os israelitas haviam passado 40 anos no deserto, na maior “universidade” do Universo. As aulas eram ministradas dia e noite. Eram lições práticas que Moisés recebia de Deus após clamar a Ele diante das pessoas. Uma vez, a irmã desse servo do Altíssimo se insurgiu contra a liderança dele e foi repreendida pelo Senhor e sofreu uma dura pena (Nm 12.1-15).

Muitas vezes, os problemas vêm de onde não esperamos. Imagine: a própria irmã do homem de Deus foi usada contra o ministério que ele recebeu do Altíssimo. Moisés, já tendo ficado viúvo, casou com uma mulher cuxita – negra. Miriam e Arão não ficaram bem com isso e falaram contra o escolhido de Deus. O resultado foi desastroso. O Senhor tomou a defesa de Seu servo, repreendendo os seus irmãos, e Miriam ficou leprosa (Nm 12.1-15).

Os judeus não tinham o entendimento a respeito de Jesus por causa do véu que Moisés usou quando desceu do monte Horebe. Isso ocorreu porque ninguém tinha condições de vê-lo devido à glória divina brilhando em sua face. Ele esteve com o Fogo Consumidor e, por isso, teve de usar um véu sobre o rosto. Muitos israelitas, durante os séculos, já aceitaram Jesus e foram salvos. Chegará o dia em que o véu lhes será tirado e, então, os demais se converterão!

O importante é a Nova Aliança firmada no sangue de Cristo. Quem recebe Cristo em sua vida consegue o perdão de seus pecados e passa a andar com Ele. No futuro, os judeus se converterão e serão grande bênção para a Terra. Também Isaías clamava acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo (Rm 9.27).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares