25/04/2022 - ISAÍAS VIU NOSSOS DIAS

Que dizem aos videntes: Não vejais; e aos profetas: Não profetizeis para nós o que é reto; dizei-nos coisas aprazíveis e tende para nós enganadoras lisonjas.

Isaías 30.10

O profeta era alguém a quem Deus mostrava o que iria acontecer em um futuro próximo ou distante. As palavras desse servo do Senhor tinham de ser confirmadas pelo Altíssimo. Caso elas não ocorressem, segundo a Lei, ele seria apedrejado até a morte (Dt 18.20-22). Quem pecar contra Deus e não aceitar a salvação provida em Cristo também terá essa pena, pois não O respeitou como Senhor (Hb 2.1-3). O povo precisa conhecer a Verdade, para entendê-la e vivê-la como foi proclamada.

O homem sem a regeneração providenciada por Cristo no Calvário continua morto para com Deus (Ef 2.1-3). Tudo o que proferir será somente coisa vã, que não resolve a vida dos perdidos. A rebeldia espiritual cegou a sociedade, a ponto de muitos rejeitarem conhecer o Criador e deixar de ver o que Ele lhes mostra. Eles creem que haverá mágica naquele Dia. Pobres vidas!

O espírito do engano dopa as pessoas o tempo todo; afinal, o inimigo nunca quer vê-las bem. Muitas não desejam ouvir falar do próprio futuro, e isso mostra a situação difícil em que se encontram. O servo do Senhor jamais deve fazer acordos, e sim falar a Verdade que liberta (Jo 8.32; 17.17). Nunca seja condescendente com ninguém, para não ser responsabilizado pelas ações alheias.

Os que vivem dopados pelo reino das trevas se parecem com os ébrios e dependentes de drogas. Eles preferem não ouvir o que ocorrerá no futuro, pois, segundo o que aprenderam com o diabo, pedem que não incutam neles o pavor pelo que virá. Ora, Jesus não pensava assim, e Ele é a personificação da Verdade. O Messias dizia às claras sobre o lago de enxofre e fogo que espera, pela eternidade, os impenitentes (Mt 25.41-46). Devemos falar com sinceridade.

Para alguns, o bom pregador conta só o que lhes agrada. Já tomados pelo espírito da sensualidade, negam o que está em 1 Coríntios 6.13. O Espírito Santo não usou meias palavras para ensinar que, da porta de entrada do alimento à porta de saída dos resíduos, a única função que existe é a digestiva. Portanto, qualquer outra interpretação a respeito disso, seu autor responderá pelos que vivem na prostituição.

Ora, prostituição é adição de coisas que danificam a essência de algo. O casamento é de um homem e uma mulher: Portanto, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem (Mt 19.5,6). Não importa o que diz a lei de algum país, isso é requisito básico para entrar no Reino de Deus (1 Co 6.10)

O pregador da Palavra não é contador de anedotas que contrariem o Espírito Santo, Autor e Revelador dos divinos mandamentos. Há quem prefira ouvir piadas com duplo sentido a escutar a doce mensagem da cruz. Satanás quer que o povo permaneça em suas mãos. A pessoa que se desvia da Verdade não a suporta mais (1 Tm 4.1-3). O amor é puro!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares