16/05/2022 - APRENDER PARA CRER

Lembra-te dos dias da antiguidade, atenta para os anos de muitas gerações; pergunta a teu pai, e ele te informará, aos teus anciãos, e eles to dirão.

Deuteronômio 32.7

Conhecer o que Deus fez desde o início da criação é de grande valor, pois tudo o que aconteceu nos primeiros dias da humanidade na Terra, até o dia de hoje, nos tornará mais sábios e mais poderosos em nossas orações e determinações. Nesse versículo de Deuteronômio, o Senhor nos orienta a tomar conhecimento das coisas que aconteceram e a nos lembrar delas. Dessa maneira, não só compreenderemos o modo de resolver os problemas, como também ouviremos o que produz a fé (Rm 10.17).

Por vezes, o diabo utiliza-se de alguns eventos para anunciar a todos acerca do fim do mundo, mas, quando você ler sobre o Dilúvio que atingiu a Terra e matou quem não creu em Deus, apesar de Noé ter pregado durante 120 anos, não será influenciado pelos boatos. O Todo-Poderoso revelou que tudo acabará com a volta de Jesus, para a qual devemos nos preparar (2 Pe 3.10-13).

A orientação do Altíssimo é esta: recordemo-nos dos dias passados, desde o início, e a Bíblia nos revelará o que precisamos saber. As Escrituras Sagradas contêm o que todos devem aprender sem necessidade de consultar os registros históricos das nações. Deus não nos proíbe de estudar a História universal, mas somente Ele pode nos ensinar como obter a fé. A História nos ajuda a confirmar as revelações da Palavra!

Lembrar as gerações passadas nos fará entender o plano do Senhor para o homem, criado à Sua imagem e semelhança. Na Bíblia, vemos que os israelitas que se desviavam da trilha santa pereciam, mas, quando se voltavam para Deus, viviam livres e prósperos. Hoje, o problema principal das pessoas é desconhecer os feitos do Altíssimo, que devem ser repetidos por quem crê nEle (Jo 14.12). Ame o Senhor de coração!

Os filhos precisam perguntar aos pais sobre as operações de Deus nas épocas anteriores, quando a intervenção dEle impediu que muitas famílias fossem dizimadas, divididas. O Senhor realizou maravilhas em favor de quem O procurava. Grande parte do povo não tem obtido êxito em ver toda a sua família convertida a Cristo. Nesse caso, basta conversar com o pastor sobre a obra de Deus realizada na geração passada e na de agora.

Conheça os verdadeiros fiéis de Deus, e você encontrará alguns que servem ao Pai há muitos anos. Alguns começaram a seguir o Senhor ainda na infância e logo viram que suas conversões foram dirigidas pelo Altíssimo. É bom se tornar amigo do povo salvo pelo sangue de Cristo, mas é insensato deixar para amanhã a decisão de aceitar Jesus. Você precisa estar preparado para rechaçar qualquer ataque das forças das trevas (Lc 11.24-26).

O profeta Oseias inquiriu do Senhor o motivo de muitos estarem cheios de problemas, e Deus lhe respondeu: O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos (Os 4.6). Busque o conhecimento divino!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares