29/05/2022 - O CUIDADO NECESSÁRIO

E o terá consigo e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor, seu Deus, para guardar todas as palavras desta lei e estes estatutos, para fazê-los. 

Deuteronômio 17.19

O israelita que viesse a ser rei sobre o seu povo deveria, ao se assentar no trono, escrever para si um traslado da Lei de Moisés em um livro, manuscrito que estava diante dos sacerdotes levitas. Isso tudo para que soubesse como administrar o seu país, dando o exemplo de servo do Senhor. Ninguém poderia fazer o que bem quisesse, mas, sim, ser modelo para todos. Quem se preparasse desse jeito seria abençoado no seu reinado.

Ora, a Bíblia deve ser consultada sempre. Meditar na Palavra é o segredo para sermos bem-sucedidos. Certamente, na eternidade, prestaremos contas da nossa mordomia (Lc 16.2). Se não formos bons mordomos, responderemos por isso. Os que fizerem bem o seu trabalho serão louvados por terem recebido a assistência celestial e a ela agradecerão. Sejamos responsáveis para o nosso bem!

O que faz de alguém um bom servo é a obediência às Escrituras, registradas por pessoas dirigidas pelo Santo Espírito. Isaías disse: À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva (Is 8.20). Eu quero ver a alva e estar de pé diante do meu Senhor, por isso não posso agir em desacordo com o Livro Santo.

Moisés disse que temos de aprender a temer o Senhor, mas achamos que isso nos é revelado durante o sono ou com a visita de algum anjo. Ora, o que a Bíblia não promete jamais deve ser aceito sequer como sugestão. Deus deixou o Seu Manual de Serviço para ser lido e relido. Depois, temos de refletir dia e noite em tudo que nos chamou a atenção, para que seja feita em nós somente a vontade do Pai. O que vem do homem contamina a santidade. Vigie!

Ninguém guardará os mandamentos se não estudar a Palavra. Então, devemos dedicar tempo à leitura bíblica e, se Deus nos revelar algo que precisa ser mudado, precisamos dizer sim no mesmo instante. Seja um bom procurador de novidades na Bíblia. Agora, para que isso ocorra, tenha uma vida de oração e entrega a Deus: [...] Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus (Mt 22.29)

Por que errar se hoje temos várias traduções da Palavra, que nos ajudarão a emendar nossos fracassos e nos colocarão de pé para fazer a vontade de Quem nos alistou para guerrear as Suas guerras? Com esse argumento, Abigail fez Davi retroceder da ira que inundou seu coração e o faria matar toda a família de Nabal, inclusive ela e os filhos (1 Sm 25.5-35). Ora, nada melhor do que ter um copo de água fria para dar a um irmão em necessidade (Mt 10.42). Haverá recompensas!

Seremos bem-sucedidos se vivermos na presença de Deus, como ocorreu com Pedro e João. A maneira como eles responderam aos sacerdotes incomodou. Por isso, essas autoridades buscaram saber o que os servos do Senhor tinham de estudo para falar daquele modo. Ao descobrirem que era o fato de terem andado com Jesus, ficaram maravilhados (At 4.13)

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares