24/06/2022 - O DESTINO DA FAMÍLIA MÁ

Mataram também a fio de espada a Hamor, e a seu filho Siquém; e tomaram Diná da casa de Siquém e saíram. 

Gênesis 34.26

Após terem aniquilado todos os homens da cidade, os filhos de Jacó procuraram o autor da maldade contra Diná e o mataram. Também tiraram a vida de Hamor, o pai negociador. Ora, isso mostra o tratamento que será dado a quem se recusar a aceitar Jesus como Salvador – experimentará a segunda morte (Ap 21.8). O Dia do Senhor será um momento de trevas e sofrimento para a pessoa que, agora, rejeita o convite para ser salvo e participar da vida eterna no Céu.

O propósito daqueles homens vingativos era apagar a memória do que foi feito contra a irmã deles. Por isso, quem não era semente de Jacó pereceu. Ora, quando ocorrer a volta de Cristo, os que não tiverem seus nomes escritos no Livro da Vida não subirão com o Mestre para as Bodas do Cordeiro. Os perdidos serão enviados para o lago de fogo e enxofre, o qual será o destino eterno de quem recusou a salvação. Eles nunca sairão do suplício eterno!

Na conversa de Hamor com os homens da cidade, que foi revelada depois, ele propôs que seu povo concordasse em se circuncidar. Assim, aqueles homens teriam Jacó e a família e se apossariam de tudo o que era do filho de Abraão. Porém, na Aliança com o patriarca, Deus disse que quem o amaldiçoasse seria amaldiçoado (Gn 12.3). Não abuse de ninguém, principalmente do povo do Senhor!

Até então, não se sabia que Diná estava na casa do príncipe. Os irmãos foram até onde ela estava e a tomaram. Que confusão houve naquela região, com as mulheres chorando a morte dos maridos, irmãos e filhos já adultos! Que caos o pecado de alguém produziu naqueles que se solidarizaram com Hamor e se deixaram circuncidar e perderam a vida. Era uma guerra, e, se alguns ficassem vivos, tentariam vingar os seus mortos.

Alguns dizem que o Senhor é tão bom que, no Dia do Juízo, perdoará a quem se recusar a se converter. Não, isso não acontecerá. O Mestre disse: Assim, foi desfeita toda substância que havia sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil e até à ave dos céus; e foram extintos da terra; e ficou somente Noé e os que com ele estavam na arca (Gn 7.23; Lc 17.26-29). 

Não haverá escape, ou segunda chance, para quem se recusou a servir a Deus. As pessoas, quando presenciarem Jesus voltar na Sua glória, farão de tudo para serem aceitas, mas não serão: Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos e separarão os maus dentre os justos. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali, haverá pranto e ranger de dentes (Mt 13.49,50).

Por que deixar para amanhã a sua decisão? Se você deseja viver com Jesus, o momento de ser salvo é hoje. Somente os que O receberem como Salvador serão redimidos: Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome (Jo 1.12). Deus observa o seu coração para ver qual será a sua atitude!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares