01/07/2022 - JACÓ SENTIU O PROBLEMA

Então, disse Jacó à sua família e a todos os que com ele estavam: Tirai os deuses estranhos que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai as vossas vestes. 

Gênesis 35.2

Quando uma pessoa sente alguma operação do reino maligno na sua casa ou em si mesma, ela está a um passo de se libertar. Basta procurar o Senhor, orando e meditando na Palavra, que diz: E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura, não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus? (Mc 12.24). Jacó buscou o Altíssimo e entendeu como devia agir, e agiu!

Apesar de herdeira das promessas, a família de Jacó mantinha deuses estranhos em seu meio, e isso a atrapalhava. Com o passar do tempo, costumamos respeitar o que as pessoas falam, levando-nos a abandonar a Palavra de Deus e a tomar decisões equivocadas, e isso é arte do diabo: Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus (Mt 4.4).

Jacó reuniu seus familiares e os que estavam com eles e ordenou uma mudança radical. Ora, a idolatria havia tomado conta da fé deles. Ele declarou: Tirai os deuses estranhos que há no meio de vós… O patriarca assumiu o lugar de chefe da sua casa ao determinar a mudança necessária entre eles. Por que a família de um salvo gosta de assistir a filmes policiais, programas mundanos etc.? Eles não enxergam o perigo!

Aqueles “bonecos” que os povos diziam dar proteção abriram as portas da casa de Jacó para o diabo operar, como ocorreu no abuso sofrido por Diná. Quem usa um ídolo, ou algo mais, dizendo que isso ajuda secretamente, não sabe que aquilo é o demônio assumindo o controle da fé bíblica. Este é o resultado de ouvir a Deus: De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Rm 10.17). Ouça o Senhor!

Os filhos do patriarca já estavam falando igual às pessoas da terra, por isso sua filha foi ver como viviam as moças de lá e sofreu a mesma violência que muitas das meninas heveias sofriam. As más conversações corrompem os bons costumes (1 Co 15.33); logo, Jacó ordenou que os seus familiares se purificassem. Quem acompanha as novelas mundanas aprende com o diabo a fazer aquelas sujeiras etc. O que você tem assistido na TV: o Show da Fé ou…?

Além de se purificar, eles tinham de mudar as vestes. Tudo o que o mundo ensina é como uma veste. Fomos salvos para viver de modo santo e perfeito diante do Pai. Portanto, não podemos nos igualar aos perdidos, que não têm o Espírito Santo. Mas, infelizmente, é isso que vemos. Misericórdia! Acorde enquanto é tempo!

O apóstolo Paulo disse: Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais (Ef 6.12). Após assistir a uma programação recheada de sensualidade, o que você espera que saia da sua boca? Cuide-se!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares