02/07/2022 - DECISÃO ABENÇOADA

E levantemo-nos e subamos a Betel; e ali farei um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia e que foi comigo no caminho que tenho andado. 

Gênesis 35.3

O reencontro da família de Jacó começou quando ele se viu perturbado com o que os seus filhos fizeram com o povo da terra de Hamor. Quando somos ameaçados de alguma forma, voltamo-nos para o Senhor. Ora, se fizéssemos isso todos os dias, sem dúvida, viveríamos melhor. Ao buscar a ajuda de Deus, Jacó abriu seu coração, e o Pai lhe passou a receita para ficar livre dos problemas.

Jacó disse aos seus familiares que se levantassem. Veja, ninguém consegue se livrar do mal se não estiver de pé diante do Todo-Poderoso. Por mais forte que a pessoa seja, ou mesmo possua riquezas, quando as trevas conseguem entrar no coração dela, algo de ruim acontecerá. Portanto, esteja de pé perante o Senhor e você se verá forte o suficiente, a fim de enfrentar o Inferno e vencer.

Betel tinha um lugar especial no coração do patriarca dos hebreus, pois, ao fugir de Esaú, seu irmão, teve ali um encontro com Deus que mudou a sua vida completamente. Jacó sabia que lá teria um reencontro com o Senhor da Terra e do Céu. Então, convidou aqueles que estavam com ele a se levantar, deixando no esquecimento tudo o que aconteceu a terra dos heveus, e dirigir-se até onde o Altíssimo havia Se revelado a ele.

O patriarca estava determinado a ir ao mesmo lugar onde Deus o visitou e lhe fez promessas. Então, ao partir de Betel, ele era um homem mudado, pois sabia que os seus temores não mais existiam. De igual modo, uma vez na casa do Pai, você encontrará Aquele que se tornou o seu Senhor, o qual é capaz de transformar a sua vida e a de sua família. Jacó temia que os cananeus e os ferezeus se tornassem seus inimigos, vindo a atacar e destruir seu povo.

No passado, quando lá esteve, ele estava angustiado, mas, confortado pelo que ouviu do Altíssimo, foi para a terra dos seus parentes, e Deus o protegeu e enriqueceu. Não seria agora que a sua vida teria fim. Afinal, era herdeiro das promessas do Onipotente. Certamente, a cada passo que dava em direção a Betel, o seu coração se agitava de felicidade. De novo, seria visitado por Quem fizera a Aliança com Abraão.

Jacó dissera aos seus que o Senhor foi com ele no caminho que percorreu. Isso é tudo o que precisamos do Criador dos Céus (reino espiritual) e da Terra (reino material). Se o Altíssimo for conosco, simplesmente seremos vitoriosos nas batalhas. Sem dúvida, os filhos do patriarca desejavam chegar lá para erigir um altar ao Senhor, que os escolheu como Seu povo. A vida deles mudaria quando chegassem à casa de Deus.

Como disse na lição anterior, lembre-se dos encontros que teve com Deus e retorne a esses lugares. Eles estão na Bíblia. Ao reviver o que aconteceu ali, você será visitado de novo, e a sua mocidade espiritual será renovada, mesmo que a física já tenha passado.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares