06/07/2022 - A PRIMEIRA OBRA EM BETEL

E edificou ali um altar e chamou aquele lugar El-Betel, porquanto Deus ali se lhe tinha manifestado quando fugia diante da face de seu irmão. 

Gênesis 35.7

O desespero que tomou conta de Jacó em Siquém era coisa do passado. Agora, era tudo diferente do ambiente macabro que se tornou a sua ida à terra dos heveus, onde Diná, sua filha querida, foi abusada e humilhada. Jacó não compreendia como isso ocorreu e, ao buscar a direção de Deus para a sua situação, percebeu que precisava voltar ao primeiro amor e aos braços de Quem Se manifestou a ele e lhe prometeu sempre guardá-lo.

A família sentia paz. Quando se livrou dos deuses, os quais a atrapalhavam bastante, viu-se livre dos terrores e temores que a assaltavam. Jacó e os seus queriam experimentar a boa e inigualável posição de quem confia no Senhor. Nada os impediria de abrir seus corações e procurar o Altíssimo. Na Casa de Deus, suas esperanças se tornariam realidade. Afinal, se o pai fora abençoado ali, eles também o seriam!

O patriarca deu o exemplo, fazendo sua primeira obra onde Deus mudou a sua vida. Agora, ele trazia o fruto da promessa dada a ele: uma família ainda pequena, mas seria tão numerosa quanto as estrelas do céu. Temos de voltar à nossa Betel, o local onde o Altíssimo falou conosco. Então, poderemos assumir o que o Pai nos tem dito. Há luz em Betel, antigo nome daquele lugar. Procure andar na Luz!

A primeira coisa que Jacó fez de importante na Casa de Deus foi edificar um altar, pois tinha fome e sede de voltar à divina presença. Quem bebe da água dada por Jesus não suporta viver longe dEle. Quem vive em comunhão com o Senhor desfruta e vive o melhor concedido por Ele. O que fazer quando a vida espiritual se torna monótona, e não há respostas às orações? Simples: voltar a Betel e encontrar o Pai!

El-Betel significa o lugar em que o Altíssimo colocou a escada na terra para atingir o Céu. Nesse instrumento, há anjos que sobem para levar nossos pedidos e descem com a resposta. Esse é o Deus para quem está com problemas, vive angustiado, pesaroso e, por mais que ore, não consegue se livrar do sofrimento. Esse segredo Jacó descobriu anos antes. Vendo o rumo que a sua família tomava, ele orou e ouviu a direção vinda do Céu.

Quem foi visitado por Deus pela leitura bíblica, pregação da Palavra, ou por uma canção inspirada, e teve sua vida mudada, não pode voltar ao seu triste passado. O Senhor é o mesmo, mas essa pessoa mudou, por isso deve se lembrar do que lhe foi dito e começar a caminhada até a Luz. Sem dúvida, se continuasse a viver sem a operação divina, o seu fim viria em breve.

Na atitude de Jacó, fica claro que Deus jamais foge de nós, porém nós O abandonamos. Se buscarmos o Senhor, nós O acharemos. Então, partamos com sinceridade no coração e fé para nos encontrar com Ele. Ao voltar, edifique um altar a Deus. Isso é feito em seu interior. Volte a andar ao lado de Quem o escolheu (Jo 15.16).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares