07/07/2022 - CARVALHO DE LÁGRIMAS

E morreu Débora, a ama de Rebeca, e foi sepultada ao pé de Betel, debaixo do carvalho cujo nome chamou Alom-Bacute. 

Gênesis 35.8

Foi triste o dia da morte de Débora, a ama de Rebeca, pois era estimada por toda a família que ajudou a criar. A vida é assim mesmo. Um dia, partiremos desta terra, e as pessoas derramarão lágrimas de despedida, louvando a Deus. Conforta-nos saber que preciosa é, ao olhar do Senhor, a nossa morte, sendo esse o destino de todos (Sl 116.15). Bom será se tivermos feito sucessores, para que a obra continue pelos anos seguintes de modo impoluto e santo.

Alom-Bacute significa Carvalho de Lágrimas, onde o corpo da querida ama veio cumprir o destino que os corpos dos santos terão: ser sepultados e esperar pelo dia em que Jesus dirá: “Ressuscitem!”. Tal como Lázaro ouviu a voz do Mestre dentro do túmulo, também a ouviremos e nos ajuntaremos aos que morreram na fé. Nada nos impedirá de ressuscitar na volta triunfal do nosso Redentor. Quem perseverar verá isso acontecer!

Corta-nos o coração a lembrança de muitas pessoas preciosas que se deixaram levar pelos enganos do diabo e se afastaram de Deus. Algumas fizeram isso levadas pelos pecados; outras, pela fascinação das riquezas, pelos cuidados da vida ou pela ambição. Por que tomaram tais atitudes, ou outras piores, se tinham seus nomes no Livro da Vida? Por que abandonar o Manancial de Águas Vivas e perder a salvação?

O apóstolo Judas escreveu: E salvai alguns, arrebatando-os do fogo; tende deles misericórdia com temor, aborrecendo até a roupa manchada da carne (Jd 1.23). É triste saber que muitos se perderão a ponto de não serem aceitos para subirem aos Céus quando Jesus retornar, sendo-lhes ordenados ir para o lago de enxofre e fogo. Quando você estiver na sua Betel, peça ajuda para arrebatar os perdidos e creia!

Os que se mantiverem firmes até o fim serão colocados à direita do Mestre e ouvirão a Sua voz, dizendo-lhes que são benditos do Pai para entrar no Reino preparado para eles desde o princípio de tudo, conforme lemos em Mateus 25.34: Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. 

Esforce-se para ser salvo, e não se perder eternamente! Por que deixar passar tal oportunidade, trocando a felicidade eterna por um “prato” de pecado e carne podre? Aqueles que perseverarem em fazer o bem serão galardoados com a boa e final decisão do Criador. Esses possuirão por herança o que de melhor existe à disposição dos fiéis e santos do Senhor – o Reino de Deus. Esse será o endereço deles para sempre. 

Responda agora: você está preparado para esse dia? Débora, a ama de Rebeca, não foi mencionada na Bíblia como alguém que fez coisas mirabolantes, e sim como aquela que soube servir a Deus cumprindo a missão recebida do Altíssimo. 

Você não precisa ter um grande ministério aos olhos dos homens para ser recebido nos Céus. A sua vida deve ser o reflexo do amor de Cristo. Fazendo o que Ele lhe ordenou, você também receberá o galardão.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares