08/07/2022 - A RECOMPENSA DO FIEL

E apareceu Deus outra vez a Jacó, vindo de Padã-Arã, e abençoou-o.

Gênesis 35.9

O melhor da vida é quando entendemos por que fomos criados à imagem e semelhança do Senhor e nos tornamos fiéis a Ele. Os salvos são a alegria do Todo-Poderoso e, com Ele, viverão pelos séculos dos séculos. Quem se dá a qualquer tipo de erro não sabe o que o espera, pois malogrou o plano divino em relação à sua vida. Aqueles que insistiram em viver na rebeldia irão se lamentar quando forem lançados no lago de fogo.

Jacó sofreu muitas provações, iniciadas ainda no ventre de sua mãe, onde o seu irmão gêmeo lutava contra ele. Era o Inferno dizendo como seria a sua vida. Esaú passou, literalmente, Jacó para trás ao puxá-lo no momento do nascimento. Assim, sendo o primogênito, foi considerado o escolhido. No entanto, Jacó soube confiar em Deus e, de modo claro e reto, recuperou a primogenitura, quando seu irmão mostrou-se um profano.

Tempos depois, trabalhando para o sogro, Jacó teve o salário mudado dez vezes, mas Deus o honrou e, a despeito das lutas, Jacó enriquecia. Depois, quando o Altíssimo ordenou que ele retornasse à sua terra, recebeu a notícia de que Esaú ia ao seu encontro com 400 homens. Porém, tendo lutado com Deus a noite inteira, Jacó não só teve o nome mudado, como também o coração do seu irmão mudou a seu respeito. Assim, Jacó conseguiu prosseguir no seu bom caminho.

Após o incidente com Diná, sua princesinha, Jacó viu seus filhos executarem o malfeitor dela, o pai, o negociador, bem como os homens daquele lugar. Buscando do Senhor a direção certa, Jacó sentiu que tinha de voltar a Betel, onde começara a sua vida com Deus. Lá, encontrou o Todo-Poderoso, o que deveria ter feito tão logo chegara à sua terra. O período sem procurar o Altíssimo foi de tormento e dor!

Conosco ocorre fato semelhante. Enquanto não nos apresentarmos ao Senhor, a Quem temos de ir primeiro, deixamos de desfrutar das coisas boas providenciadas por Deus. O primeiro lugar que precisamos ir em toda missão, ou no regresso dela, é à Betel – a Casa de Deus. Ali, nós O encontramos no início de tudo. Estando Jacó no lugar certo, o Altíssimo lhe apareceu de novo e o abençoou. Façamos igual!

Volte para aquilo que o Pai lhe disse no começo. Deixe o mundo com suas tentações e obedeça à Palavra. Ela é a razão da sua mudança de vida. Ali está o Senhor, esperando por você. Certamente, Ele o receberá com alegria e amor. Estando com Deus, a sua vida será abençoada, e você se tornará mais sábio. A mão do Senhor há de guiá-lo nas tarefas que Ele lhe der, mas, vez ou outra, retorne a Betel!

O que Jacó faria se não voltasse a Betel? Só o fato de se dirigir para lá, o terror dos Céus ficou sobre os povos da região, e nenhum se aventurou a colocar a mão naqueles que andavam com Deus. O mesmo ocorrerá com você e sua família. Não é a sua decisão que importa, mas a do Pai. Ele sabe o que fazer para guardá-lo. Com isso, você terá mil motivos para voltar à Casa de Deus e erigir um altar a Ele!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares