O filho de Deus nunca duvida quando está prestes a tomar uma atitude. Por viver na presença divina, já orou entregando o problema ao Senhor e, assim, tem certeza de como agir. Davi, não esperando uma investida do gigante, logo partiu em sua direção. O filho de Jessé sabia que era o escolhido de Deus e que aquela guerra pertencia ao Altíssimo. Então, quem sairia vitorioso? Se você ainda não sabe se deve ir à batalha, ore, porque o inimigo não pode prevalecer sobre a sua vida nem sobre a sua iniciativa. Assuma-se líder!
Quando Davi tomava conta das suas ovelhas, o leão que surgiu sabia que ele era o pastor. O filho de Jessé partiu para cima do animal como o dono da batalha e o matou. Se chorasse e esperasse para atacar, seria tarde. Da mesma maneira agiu contra o urso que investiu contra o seu rebanho, e o ataque teve o mesmo desfecho (1 Sm 17.34-37). Para Davi, aquele grandalhão não era mais amedrontador do que os dois animais mais temidos por todas as pessoas. Desse modo, o homem de Deus sairia vitorioso!
Segundo a Bíblia, o servo do Altíssimo é intrépido como o leão, mas aquele que tenta se servir do Senhor não obtém vitória, pois nega que o Pai vai à frente para fazê-lo vitorioso nas batalhas. A Palavra diz: Fogem os ímpios, sem que ninguém os persiga; mas qualquer justo está confiado como o filho do leão (Pv 28.1 – ARA). Intrepidez é ausência de medo, e o cristão medroso se iguala a alguns israelitas que não podiam estar na guerra (Dt 20.5-8).
Pelo que vimos no parágrafo anterior, não será o número de pessoas que ganhará a guerra, e sim a qualidade dos combatentes. Ao perceber a coragem de Davi ao enfrentá-lo, apesar de ter desdenhado, o gigante deve ter temido, pois jamais vira tal bravura antes. Um jovem ruivo entre morenos já era de se espantar, e o fato de ter gentil presença, mas com coragem para lutar contra ele, deve ter feito Golias ficar sem entender a situação. Sem dúvida, isso fortaleceu a confiança do jovem pastor em Deus!
Sem saber como agir, o gigante demonstrou falta de concentração, algo necessário na guerra, e passou para o xingamento, uma atitude de menino. Ora, nesse ponto, os dois ficaram equiparados. Então, Davi sorriu ao ouvir as ameaças, por que a Palavra garante: E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra (Gn 12.3). “Agora, ficou fácil”, Davi deve ter pensado, “ele já perdeu!”
Das cinco pedrinhas (seixos) que o rapaz apanhara, só uma foi necessária, porque a pontaria foi certeira. Antes de atirá-la, Davi notou que, naquela armadura “perfeita” do soldado filisteu, existia um defeito. Na testeira de Golias, havia uma parte descoberta, como uma meia lua. A pedra lançada pelo jovem entrou justamente nessa brecha, na testa do inimigo. Após esse golpe, o gigante não aguentou a força do seu braço de lançador e caiu por terra. Davi o liquidou!
Temos muito a aprender na Palavra de Deus, para não sermos derrotados nem termos metade da vitória. Nós já entramos na luta para vencer, por isso precisamos estar junto do Pai. A nossa peleja é santa e ordenada pelo Senhor para a Sua glória (Ef 6.10-13)!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares