26/05/2023 - CONVERSÃO DE ÚLTIMA HORA

Mas contigo estabelecerei o meu pacto; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, e a tua mulher, e as mulheres de teus filhos contigo. 

Gênesis 6.18

Já ouvi pessoas dizerem que, apesar de acreditarem no Evangelho, adiariam a conversão a Cristo. Ao serem questionadas sobre o fato de, talvez, não haver tempo suficiente para tal decisão, elas afirmaram que, quando o Senhor viesse, invocariam Seu Nome e seriam salvas. Elas não leram que isso será impossível no último momento. Inúmeras passagens bíblicas abordam esse tema, e é o que estudaremos agora.

Sinceramente, é incompreensível a forma de tais indivíduos pensarem. Eles usam argumentos sem lógica e desprezam o conselho do Senhor. Por exemplo, Deus chamou Noé e o enviou a pregar a Sua justiça, e o nosso amado irmão e pai – dele descendemos por causa do Dilúvio que matou os pecadores da época – obedeceu-Lhe. Durante 120 anos, Noé pregou a Palavra, mas não conseguiu um só convertido. Porém, não se importou com isso, porque cumpria a ordem de Deus! 

Noé era mau pregador? Não. Na verdade, as pessoas do seu tempo sim, pois haviam se corrompido sobremaneira. Naqueles dias, havia prosperidade e tentação em toda parte. O povo preferia se entregar ao pecado, debochando da mensagem celestial, a se dirigir para a luz (Gn 6.5,11,12). Ainda hoje há quem se deixe enganar, encobrindo a iniquidade que pratica. A consequência disso é a mesma dos dias do pregoeiro da justiça. Apenas Noé e sua família foram salvos.

Quantos se arrependeram mais tarde e bateram à porta da arca para se salvar? No entanto, essa última tentativa foi inútil, uma vez que a embarcação estava fechada por fora; nem Noé podia abri-la (Gn 7.11-16). A ordem foi para que ele, sua mulher, seus filhos e suas noras entrassem, e assim fizeram. Ele era um bom pregador, pois manteve a integridade da sua família, apesar daquela geração corrupta.

Muitos são chamados, mas somente os escolhidos entrarão no Reino de Deus (Mt 22.14). Os filhos de Noé, ao se casarem, devem ter tido muitos convidados na sua festa, mas nenhum deles foi escolhido para se salvar também. Afinal, no fundo do coração, amavam mais o mundo do que a Deus. No grupo rejeitado, que deixou de obedecer à Palavra, estavam os irmãos de Noé e da sua esposa, seus sogros, cunhados, irmãos das noras, primos, demais parentes, bem como pessoas, que, possivelmente, participavam dos seus cultos!

Veja: não adianta ser simpático com o pregador, devolver o dízimo, dar boas ofertas e ser gentil com o povo, porque assim falou o Senhor: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus (Jo 3.5). Se você não entende o que significa nascer de novo, pergunte a alguém ungido por Deus e conhecedor da Palavra. Sem dúvida, ele irá lhe esclarecer. Jamais se perca!

Leia de novo o versículo desta mensagem e veja que o Senhor especificou quem Noé deveria levar na arca junto com ele: Mas contigo estabelecerei o meu pacto; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, e a tua mulher, e as mulheres de teus filhos contigo (Gn 6.18). Deus fechou a barca para impedir a entrada de quem se negou a ouvir Seu servo (2 Pe 2.5).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares