20/11/2023 - A RAZÃO DO CASTIGO

Não castigaria eu estas coisas? — diz o SENHOR; não se vingaria a minha alma de uma nação como esta?

Jeremias 5.29

O julgamento está prometido e virá mais cedo do que se pensa. Quando isso acontecer, onde estarão as pessoas que não temeram o Senhor? As orações feitas em favor delas não serão atendidas? Sim, serão. Porém, a perversidade causa o efeito contrário, pois elas querem viver no mundo como perdidos (2 Pe 2.20-22). Muitos agem como os perdidos, inclusive, consumindo drogas, álcool, e praticando atos sujos, que enlameiam o Nome do Senhor, o qual é digno de toda a honra. Misericórdia!

O Altíssimo usou o profeta Jeremias para abrir os olhos do povo de Judá: o tempo de julgar as ações deles se aproximava. Conosco acontece o mesmo, mas, por incrível que pareça, muitas vezes não damos importância às revelações do Senhor mostradas na Palavra. Além disso, procedemos como se não soubéssemos que há vida após a morte e, desse modo, não damos valor às Escrituras (Sl 32.9).

É bom lembrar que os fatos envolvendo os judeus daquela época são sinais do que ocorre conosco hoje. Israel era um minúsculo povo ante a grandeza de diversas nações daquele tempo; porém, não há, na História da humanidade, nenhum país onde as leis eram tão boas para seu povo e os de outras terras também. O código de ética israelita era perfeito, e o que registraram serve para nosso ensino.

Esse fato mostra a sabedoria do Altíssimo, que, ao escolher um povo não tão numeroso, fez tudo para que ele permanecesse até hoje. As vitórias obtidas por Israel nas guerras provam o cuidado de Deus para com Seu povo. As Escrituras mostram a fraqueza dos homens que lideravam o país e registra até o pequeno desentendimento entre os apóstolos Paulo e Pedro (Gl 2.11-21). Tudo isso é lição para nós. Creia!

Quando Jesus estava na cruz, o Pai colocou sobre Ele as fraquezas e os erros dos israelitas e de todas as nações (Is 53.4-6). Hoje, é mais fácil levar a perfeita e infalível Verdade aos povos do que no tempo dos apóstolos. Trata-se de algo necessário, porque as pessoas precisam aprender sobre o sacrifício de Cristo, no qual levou sobre Si os nossos pecados. Quem aceita Jesus como Senhor e Salvador é transformado (2 Co 5.17) e liberto de todos os males. Isso deve ser feito já!

Por intermédio do Seu Filho, Deus despiu o diabo da autoridade tomada de Adão para nos fazer sofrer (Cl 2.15). Agora, ninguém mais precisa padecer, e sim se lançar sobre o Senhor e aceitá-Lo como Salvador. Ao agirmos assim, nossos pecados serão perdoados (1 Jo 1.5—2.2). Deus deseja que todos conheçam a Verdade para serem livres. Ele quer perdoar a humanidade e levá-la à felicidade eterna. 

A lição que Israel recebeu ao ser levado à Babilônia deve ficar como alerta. O cristão deve ter respeito pelo Senhor, para não sofrer humilhação. É necessário vigiarmos sempre, a fim de não cairmos nas armadilhas do diabo, o qual tenta nos separar de Deus. Volte-se para o Senhor, que é poderoso para fazer muito mais do que pedimos ou pensamos (Ef 3.20)

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares