28/08/2009 - Guarde os mandamentos do Senhor

Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz (Provérbios 3.1,2).

Não somente as pessoas que ainda não aceitaram Jesus não sabem o que estão perdendo por não viverem de acordo com a Lei de Deus, como também muitos cristãos não têm deixado o Senhor operar em seu viver pelo mesmo motivo. “Mas, espere aí”, alguém pode dizer, “os filhos de Deus não têm prazer em obedecer à Palavra do Senhor?”. De fato, deveriam tê-lo, mas não é isso que sucede muitas vezes.

Como existem indivíduos que se dizem de Deus, mas só fazem aquilo que julgam certo ou o que lhes dá prazer ou lucro! Se soubessem o bem que é não se esquecer da Palavra, jamais agiriam dessa maneira. A verdade é que os mandamentos divinos não são pesados nem difíceis de serem cumpridos. Além de terem sido dados para que possamos ficar fora do alcance do inimigo, eles nos protegem e nos abençoam em todos os sentidos.

A declaração do versículo é endereçada a quem é filho do Altíssimo. Todos nós somos criaturas, até recebermos Jesus como Senhor de nossa vida, quando, então, passamos a ser filhos. E como tal, o Senhor nos fornece dois conselhos: Não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos.

Muitos só se lembram da Lei divina quando ela condena certas práticas pecaminosas. É claro que eles fazem bem em respeitá-la nesses casos, mas a Lei fala de bênçãos também e mostra que o Pai lhes deseja o bem-estar em todas as áreas. Porém, muitos cristãos têm pensado em conseguir algo dos Céus “subornando” o Todo-Poderoso. Com isso, fazem votos e promessas para que Ele seja “bonzinho” e os ajude. Mas não funciona assim! O que temos de fazer é guardar os mandamentos. Tanto aqueles que nos proíbem de fazer certas coisas quanto os que nos mandam realizar outras devem ser cumpridos.

Os preceitos do Senhor receberam a capacidade de aumentar os nossos dias e, ainda, de nos acrescentar anos de vida e paz. Quem deseja viver tudo o que lhe foi prometido e ainda mais, com saúde, paz e prosperidade, deve guardar os mandamentos.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares