15/09/2009 - GUARDE O SEU MAIOR TESOURO

“Guardando o mistério da fé em uma pura consciência” (1 Timóteo 3.9).

Quando o nosso entendimento se abriu para o Evangelho, encontramos o maior tesouro, afinal, a melhor coisa que nos poderia acontecer foi conhecer o Senhor e Seu poder. Por meio das Boas-Novas, temos o Criador de todas as coisas operando em nosso favor, regenerando-nos para uma vida limpa e produtiva em todos os sentidos. Sendo assim, após termos sido privilegiados com a Verdade que liberta, precisamos guardar esse mistério, o mistério da fé, como sendo a nossa riqueza maior – e o importante é que o Evangelho é exatamente isso.

Deus opera dentro deste mistério: quando o homem recebe o conhecimento do Verbo Eterno e crê na revelação que lhe foi dada pela Palavra, o Altíssimo age em seu favor, porque Ele está ligado ao que nos declara. Por isso, não podemos deixar de cumprir o que nos foi revelado na Bíblia.

No passado, muitos servos de Deus Lhe serviram com êxito. No entanto, nenhum deles obteve a operação completa da fé, pois foi com a vinda de Jesus que a graça e a verdade passaram a estar sobre a humanidade e à disposição dela (João 1.17).

Quem ao Senhor se consagrar e permitir que seja usado como um instrumento nas mãos dEle verá que poderá fazer tanto quanto os grandes servos do Altíssimo dos tempos bíblicos – ou ainda mais do que eles (João 14.12). Por outro lado, comete um grave erro quem não dá às Boas-Novas o primeiro lugar em seu coração.

Ora, não há nada mais importante do que ler a Palavra do Senhor, meditar nEla e praticar os ensinamentos obtidos por meio dEla, pois é na revelação do Verbo divino que nos são concedidos os dons, os talentos e as demais operações do Espírito de Deus. Portanto, meu irmão, você não deve desperdiçar aquilo que lhe foi concedido pelos Céus, mas, sim, guardar o mistério da fé em uma pura consciência. Isso quer dizer que não deve agir por interesse próprio, ou com intenções impuras. Se praticou algo errado em um passado longínquo ou recente – e isso incomoda a sua consciência –, entre na presença do Altíssimo e confesse-Lhe tudo, pedindo-Lhe perdão e aceitando o lavar regenerador da Palavra, porque só com a consciência pura, limpa e sem condenação, o mistério da fé estará à sua disposição.

É importante observarmos os mandamentos divinos e nos esforçarmos para não trazermos nenhum escândalo para o Reino de Deus, pois, um dia, prestaremos conta do que fizemos com esse mistério da fé, o qual é como uma ordem celeste para que representemos o Senhor em nosso dia a dia. Por isso, escandalizam não só os que praticam algo errado, mas também os que não creem no que a fé os está impulsionando a realizar (Tiago 4.17). Se isso está acontecendo com você, acerte-se com o Todo-Poderoso e não deixe nada que seja maligno prendê-lo ou impedir sua obediência ao que lhe é ordenado.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares