O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido virá a secar os ossos.
Provérbios 17.22
O Criador não descuidou de nada. Ao criar os Céus e a terra, e tudo o que neles há, Ele criou bons remédios. Essas medicinas naturais devem ser utilizadas para combater os males que surgem, bem como preventivamente. Uma delas é o coração alegre. Ao falar de coração, o Senhor Se refere à verdadeira pessoa, o nosso espírito. Bom seria que este sempre estivesse alegre, pois isso é um dos bons remédios que Deus preparou.
Certamente, as Escrituras não estão falando da alegria natural que todos deveriam possuir, mas daquela que vem ao nosso coração com a visitação do Senhor. Jesus prometeu visitar-nos, e, ao fazê-lo, o nosso coração sente uma imensa satisfação. Com ela, podemos ordenar ao mal que desapareça de nossa vida, e, ao mesmo tempo, se a cultivarmos, ela nos servirá de remédio eficaz.
A graça de Deus é tão grande e poderosa, que, se for mantida em nosso coração, será o remédio para os nossos sofrimentos. Quantos filhos de Deus deixariam de necessitar de muitos tratamentos médicos se permitissem que a alegria do Senhor possuísse o seu interior? Aos poucos, quem vive na alegria divina percebe que o seu organismo se tornou mais forte e saudável.
Se existem doenças que se originam por causa da ausência de Deus em nós, por que não buscar a Sua presença? Com a Sua vinda, o nosso coração se alegrará, mas, sem ela, a nossa felicidade não será completa. Onde ela está, a tristeza fica fora e, com ela, uma série de sofrimentos. Peça ao Senhor que encha o seu espírito da alegria divina.
As pessoas que não possuem o espírito alegre se abatem com as provações mais simples que lhes ocorrem. Dentro de nossas igrejas, encontramos uma multidão sofrendo da mesma forma que aqueles que se encontram fora da Casa de Deus. A razão disso é que elas não praticam o que aprendem pela Palavra e, por isso, são tão vazias de Deus quanto os pecadores.
Se o espírito não tem a graça divina, não consegue levantar-se contra as muitas opressões do dia a dia. Com isso, a estrutura da pessoa seca. O triste é ver cristãos dobrando-se diante das tentações. Que o diabo tenta, a Bíblia já o diz. No entanto, Ela garante que, se andarmos em Espírito, jamais cumpriremos a concupiscência da carne (Gl 5.16). O nosso empenho em cumprir toda a Palavra faz toda a diferença.
Há pessoas que gozam de boa saúde, mas sua base moral está toda comprometida. Por isso, para que tudo vá bem para você, faz-se necessário que as suas estruturas tenham a graça divina. Sem a alegria do Senhor, elas não resistirão às tentações, e, com isso, você se perderá para sempre. Ora, quem já foi iluminado sabe que a vida eterna é o melhor que lhe poderia ter acontecido. Então, por que perdê-la?
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares