01/03/2012 - CONFIAR TRAZ ALEGRIA

A nossa alma espera no SENHOR; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo. Pois nele se alegra o nosso coração, porquanto temos confiado no seu santo nome.

Salmo 33.20, 21

O segredo para alcançarmos a vitória é a nossa alma confiar no Senhor. A nossa mente pode estar voltada para crer no que Ele fala, mas, se a nossa verdadeira pessoa – o nosso coração – não crer, de nada adiantará. Quem se dominar terá o Altíssimo como seu Auxílio e Escudo, e o sinal de que Ele está no controle da sua vida é o coração alegre.

Não há confiança em Deus sem confiança no Nome de Jesus; é assim que nos tornamos vencedores. Também não é possível alguém ser bem-sucedido se não confia no que o Todo-Poderoso fala. Confiar no Altíssimo é não duvidar de Sua Palavra. Quem prospera ou tem sucesso em algum setor da vida engana-se ao pensar que é especial e que, por isso, as adversidades nunca lhe sobrevirão. Ora, não há nenhuma garantia de imunidade contra as forças do mal, a não ser para quem confia no Todo-Poderoso.  

É preciso que essa confiança no Senhor proceda do nosso coração, pois a nossa mente pode estar muito bem direcionada e disposta a crer no que Deus fala, mas a fé que realmente faz operar a justiça divina é a do coração. A fé mental é boa em relação aos assuntos pertinentes a esta vida, mas apenas em certo grau, pois, quando a provação é fundamentada em algum poder infernal, a situação se complica, e, então, somente a fé real traz a solução para os problemas.

Muitas vezes, a maior dificuldade não é a dor, a doença ou qualquer ameaça, mas, sim, o desespero que toma conta do nosso viver. Aquilo que pensamos ser o pior pode ser um truque do inimigo para nos tirar da presença divina. Por isso, em todas as ocasiões, precisamos ter domínio próprio, pois, desse modo, teremos o Senhor como o nosso Auxílio, o nosso Escudo, e é no momento das adversidades que mostramos se a nossa fé é real ou apenas um assentimento mental.

Como saber se o Senhor está ou não no controle de sua vida? Observe como fica seu coração diante das dificuldades. Se ele se alegra no Senhor, independentemente do fato de as coisas irem bem ou não, você está sendo guiado pelo Espírito de Deus. Mas, se ao menor sinal de uma luta, você deixa o desespero surgir em seu interior, mostra que não tem o Mestre como seu Senhor. A paz que temos em Jesus nos dá segurança completa.

Quem não confiar no Nome de Jesus jamais conseguirá sucesso na vida espiritual. Esse Nome nos foi dado para agirmos como se fôssemos o próprio Senhor. Com Ele, entramos na presença divina quando quisermos, repreendemos as forças das trevas e desfazemos os males. O que temos nesse Nome está além da nossa compreensão.

Agindo em Nome de Jesus, nós nos tornamos tão vencedores sobre os demônios, as doenças e os outros males quanto o próprio Cristo. Quem entende o Nome do Senhor e faz uso dEle torna-se uma verdadeira bênção para todos. Deus espera que não O decepcionemos, mas façamos Seu coração alegre com nossa obediência e fé.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares