29/11/2013 - SEGUIR EM AMOR E CRESCER

Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Efésios 4.15

Uma vez que Deus é amor, só temos uma maneira de fazer a obra nEle: em amor. O primeiro erro cometido por um cristão é não ter os mandamentos do Altíssimo nem guardá-los. Dessa maneira, ele não conhecerá a Verdade e, por isso, não será liberto. Por outro lado, aqueles que aprendem a seguir a Verdade jamais tropeçam. A causa de sermos derrotados nas lutas que travamos contra o mal é não entendermos quem somos e o que podemos fazer no Senhor.

Jesus afirmou que quem quisesse ir após Ele deveria tomar a própria cruz – missão –, e segui-Lo (Mt 16.24). Ele declarou ser a Verdade e, juntando ao que Paulo foi usado para escrever, cremos que seguir a Cristo é seguir a Palavra de Deus, a qual, segundo o Mestre, é a Verdade (Jo 17.17). Então, ao fazer a obra divina em amor, somos usados para abençoar outros e também a nossa vida.

Vamos entender o que significa fazer a obra em amor. A Bíblia ensina que amar a Deus é ter os mandamentos e guardá-los (Jo 14.21). Então, seguir a Verdade em amor é lutar, com todas as forças, para que seja feito tudo o que Deus orienta nas Escrituras. Em amor quer dizer: agindo de acordo com o mandamento divino. Desse modo, cresceremos em todas as coisas em Jesus. Esse é o único meio de agradar ao Altíssimo.

Sem dúvida, essa é a única maneira de crescermos em tudo em Jesus. Portanto, quem lutar para crescer fora do Filho de Deus descobrirá que foi enganado, o tempo todo, por Satanás. Só há crescimento no Rei dos reis. Os que não entrarem no Caminho sofrerão eterno prejuízo (Jo 3.18). É desse modo também que surgem tantas doutrinas esquisitas, as quais trazem mais confusão do que iluminam. Essas mentiras prejudicam muito a vida de bilhões de pessoas.

A declaração de que é necessário crescer em Jesus é de suma importância, pois, se alguém tentar crescer fora dEle, só haverá inchaço de si mesmo. Quem insistir nesse erro nunca terá plena comunhão com o Pai, nem conseguirá ter acesso ao poder dEle. Os convertidos que seguem grupos religiosos os quais pregam as próprias doutrinas, e não a Palavra de Deus, tornam-se duas vezes mais filhos da incredulidade, ou do Inferno, do que quem as inventou.

Cuide do seu futuro. Se crescer no engano, nunca desfrutará da presença divina. O pior é que se verá cercado pelos espíritos enganadores que fazem comichão nos ouvidos de quem não está firmado na Verdade. Ora, eu faria qualquer coisa para não ter um demônio em minha vida. Prefira perder qualquer coisa para não viver sob alguma influência maligna. Entenda: quem vive na graça divina é livre de contaminação.

A direção já nos foi entregue. Portanto, temos de dedicar mais tempo a ler e meditar na Palavra de Deus e assumir as revelações dadas a nós. O Senhor sabe por que precisamos crescer nEle, pois, de outra forma, nunca conheceremos a riqueza que temos em Cristo. Diante disso, concluímos que os que não se desenvolverem na fé jamais serão bem-sucedidos (Hb 11.6).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares