27/07/2015 - LUZ E ALEGRIA

A luz semeia-se para o justo, e a alegria, para os retos de coração.

Salmo 97.11

O entendimento de quem é Deus, do Seu plano e como usar o Seu poder é uma das maiores bênçãos que o homem pode receber. Isso também prova que você é um praticante da Palavra e não um religioso cego, que não sabe aonde quer chegar nem o que deseja do Criador. A fé em Jesus não é algo que usaremos no futuro, quando chegarmos ao Céu, mas, agora, em todos os momentos, cumprindo o plano de Deus.

Quem tem luz e anda nela não tropeça nem de dia nem de noite. Embora muitos não vejam saída ou solução para seus problemas, o iluminado pela luz do Senhor sabe o que fazer em cada situação. Aqueles que não têm o entendimento da parte de Deus são levados a participar de coisas que, além de ruins para quem é do bem, os fazem perder muito por não serem usados para dar solução aprazível a todos.

O entendimento é dado a quem segue a Bíblia e se esforça para seguir o exemplo de Jesus. O cristão só tem uma missão aqui na Terra: deixar-se usar pelo Onipotente na consecução do Seu plano. No entanto, precisa buscar nas Escrituras a direção segura para saber o que Deus quer que ele faça. Por exemplo, se o pregador não tiver uma plataforma dada pelo Senhor, não fará a obra correta em seu ministério.

A alegria é ingrediente básico para servir ao Senhor. Por outro lado, mesmo que o cristão se esforce bastante para dar o melhor de si e, desse modo, agradar a Ele, até se privando das boas coisas criadas por Ele para a sua satisfação e bem-estar, não conseguirá chegar ao alvo pretendido. Sem profecia – revelação da vontade de Deus –, qualquer um se corromperá (Pv 29.18). No entanto, sabendo qual é o propósito dEle, o crente acertará.

Quem se deixa levar por qualquer malícia vê que se prejudicou bastante; por isso, o inimigo pode cumprir nele os seus terríveis desejos. Essa tentação tem levado muita gente a criar atalhos para alcançar o ponto apontado por Deus; porém, isso é completo engano. O melhor é ser fiel ao que lhe foi destinado, pois o Altíssimo há de reconhecer aqueles que são obedientes à ordem que receberam de Seus lábios.

Não há nada melhor do que ser reto de coração. Se necessário, vale a pena negar a si mesmo algum benefício que não tenha origem na Verdade, ainda que muitos estejam se aproveitando dele. O Senhor jamais escreve certo por linhas tortas nem Se deixa escarnecer. Quem plantar uma semente que não veio de Deus colherá o que não presta. Somente os que fazem a vontade dEle são vitoriosos.

Tendo luz, você não tropeçará em nenhum dos obstáculos colocados pelo maligno à sua frente e, com a alegria, assumirá o que a Palavra diz, pois, ao obedecer à direção do Senhor, você verá que Ele já saiu à sua frente para conceder o que lhe revelou. Não deixe jamais de buscar o plano divino e o poder para realizá-lo. Saiba que o importante não é somente cumprir a vontade do Senhor, mas fazê-la como Ele deseja.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares