No seu cântico, Débora e Baraque enalteceram o Senhor por Ele ter derrotado os cananeus, dando-lhes a devida punição. A exemplo desses servos de Deus, agradeça ao Pai pelo livramento depois de ser atendido. Entretanto, a sua libertação ainda não se realizou por completo, pois o inimigo o tentará de novo. Ora, nunca se satisfaça com libertação parcial; sempre busque e conte com a direção dos Céus para as lutas diárias, até ser bem-sucedido.
Não há como Deus deixar o maligno oprimir a sua vida, se você seguir as instruções dEle na Palavra. O diabo sabe que não pode tocar em quem é propriedade divina. Porém, pelo fato de alguns serem fracos ou não conhecerem seus direitos em Cristo, o maligno volta com suas tentações e, então, consegue derrotá-los. Porém, não se deixe levar pelo que é aparente, mas firme-se na Verdade.
Não tenha receio de se levantar na fé contra o mal que o oprime e partir para cima do maligno, amarrando-o e exigindo o fim da atividade dele em sua vida. Jesus prometeu fazer tudo o que você determinar em Nome dEle. Por isso, saia agora do engano, pois a sua vitória já foi conquistada na cruz. Cristo venceu Satanás e os demônios. Agora, acredite e declare-se liberto.
O agir do povo santo é como o Sol quando sai na sua força: nada o impede de brilhar. Cumpra a missão que o Todo-Poderoso lhe deu, pois o seu agir apavora o inimigo, levando-o a fugir. Resista ao diabo, e ele, desesperadamente, fugirá da sua presença, carregando os males que colocou em sua vida (Tg 4.7). Os membros do Corpo de Cristo terão a glória divina com eles sempre que decidirem crer no Senhor. Aleluia!
Não se deixe abater pelos carros de ferro do adversário. Ainda que você vá a pé, o seu sucesso está garantido. Com essa certeza, Baraque foi ao encontro do poderoso exército cananeu. Aparentemente, aquela força bélica era maior do que a dos filhos de Deus; no entanto, os israelitas contavam com o próprio Deus. Israel tinha o Senhor como a sua Força, por isso venceu. Você ganhará a luta. Creia!
Ao obter êxito, a sua terra também sossegará, e esse período de descanso durará enquanto você vigiar e continuar fazendo a vontade do Senhor. Chegou a hora de você mudar a sua história e a de sua família, pois a glória do Pai vem brilhando sobre a sua vida (Is 60.1). Não envergonhe a excelsa glória do Altíssimo, da qual Deus o fez partícipe. Você nunca teve um momento tão especial para vencer como este. Então, aproveite-o!
Nenhum mal alcançará o povo do Senhor, se ele cumprir à risca a ordem divina. Israel, por exemplo, deveria destruir todas as nações que habitassem a Terra Prometida. Porém, como os israelitas não atenderam a essa ordenança e prevaricaram, foram oprimidos por 20 anos por um dos povos poupados. A destruição das obras do diabo começa com o arrependimento e a confissão de pecados e se completa com a sua determinação.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares