25/03/2017 - A PROFECIA SE CUMPRIU

E sucedeu que, depois de muitos dias, e chegado o fim de dois anos, saíram-lhe as entranhas com a doença, e morreu de más enfermidades; e o seu povo lhe não queimou aromas, como queimara a seus pais.

2 Crônicas 21.19

Josafá, rei de Judá, foi um homem que mostrou grande temor a Deus. Mas ele não ensinou o filho, Jeorão, a obedecer ao Senhor e às Escrituras, por isso esse herdeiro deixou de prosperar na sua vez de reinar. Os cristãos deveriam se preocupar em fazer os familiares e as demais pessoas respeitarem o Altíssimo. Se eles não se converterem, poderão ser usados pelo diabo de maneira perversa.

É incrível como a maldade entrou no coração do primogênito de Josafá. O exemplo do pai nada significou para ele, pois, entre os filhos de Israel, agiu como um dos piores de todos os tempos. Não há quem olhe para um grupo de dezenas de crianças e diga que algumas delas, em poucos anos, vão se tornar adultos fora da lei. Porém, se não forem salvas, isso poderá acontecer. Misericórdia!

Apesar de ter feito coisas boas, o rei Josafá cometeu um grave erro: aparentar-se com a casa real de Israel, casando seu filho com a filha de Acabe e Jezabel. Esse casal foi responsável por ter levado os israelitas a virarem as costas para o Senhor, trocando por Baal, o falso deus, criado na imaginação de algum iníquo. Atalia, filha de Jezabel, soube conduzir seu marido ao engano e à perdição.

Se Josafá tivesse sido sábio, teria procurado a direção divina e, por certo, não teria escolhido a filha do casal real de Samaria para ser mulher do seu filho. Porém, não pensou, então sua família e a nação de Judá sofreram demasiadamente. Como Acabe não demonstrava amar a Deus, ele deveria ter ficado longe do monstro do Norte. Após assumir o reino, Jeorão mostrou logo a quem servia, matando seus irmãos.

De Josafá foi dito que era bom pai, entretanto agiu como os pais deste mundo, e não como um servo do Altíssimo, pois só quis o bem-estar material dos filhos. Ele deixou volumosa herança para eles, mas, quanto ao temor de Deus, isso não foi mencionado. Os bons pais devem verificar se seus filhos também estão inclinados ao Senhor, ou se estão na igreja por outros motivos. Quem não obedece a Deus está perdido, pois, certamente, serve a Satanás (Mt 6.24).

Os não convertidos jamais temerão o Senhor e, quando alguma oportunidade surgir, não pensarão que faz mal se deixar levar pelo inimigo. Os subordinados ao diabo, sem perceber, causarão prejuízo aos irmãos, ao próximo, à obra divina e, finalmente, a si mesmos. Urge levar a mensagem do Evangelho a todas as pessoas (Mc 16.15), principalmente, às de nossa casa. Amém?

A controversa carta de Elias chegou às mãos de Jeorão, mas, mesmo assim, este não se deu por avisado e continuou na impiedade. Por fim, morreu como foi profetizado. Cuidado! Verifique a quem servem os seus filhos, porque eles poderão ser condenados eternamente.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares