14/11/2018 - O MESTRE À NOSSA DISPOSIÇÃO

Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.

Salmo 32.8

O nosso melhor Mestre de todos os tempos é o Criador. Ele Se oferece a nos instruir e ensinar a vereda a ser trilhada. Quando Abraão ouviu a voz de Deus, ordenando-lhe a sair da terra dele e ir para uma a ser mostrada, o patriarca obedeceu. Mais tarde, quando o Altíssimo Se revelou a ele como o Todo-Poderoso, ficou provador que Abraão havia tomado o rumo certo. É impossível o Senhor falhar com quem coloca a confiança nEle.

Ficar sem direção nunca foi bom, porque somos incapazes de enxergar alguma luz nos acontecimentos do reino espiritual. Recebemos a unção de Deus, mas precisamos estar habilitados para fazer a obra dEle, sabendo quando e como realizá-la. Se quisermos ser bem-sucedidos, necessitamos das instruções seguras do Senhor. Só assim, seremos precisos ao cumprir Suas ordens.

Quando, finalmente, Moisés tirou o povo do Egito sob as ordens de Deus, ele foi dirigido pelo Altíssimo a não escolher o trajeto mais curto – cerca de nove dias de caminhada. Caso contrário, haveria um grande número de baixas no meio do povo hebreu; afinal, Faraó estava atrás de seus ex-escravos, com o objetivo de matar muitos deles e levar tantos outros de volta ao cativeiro. Como Deus sabe de tudo, nenhum israelita foi morto!

Deixe o Senhor apontar para onde você deve ir. Há alguns anos, uma jornalista que trabalhava conosco recebeu uma proposta de trabalho em uma grande rede de televisão, mas não orou ao Pai, a fim de saber se aquilo vinha dEle. A pobre moça, então, foi trabalhar ali. Certo dia, indo fazer uma reportagem em outra cidade, houve um acidente, e ela perdeu a vida. É preciso ouvir o Senhor!

Além de nos conduzir, o Altíssimo promete nos ensinar o caminho certo. Essas duas ofertas nunca devem ser desprezadas. Como Ele tem a presciência – conhecimento do futuro –, Suas palavras são essenciais para andarmos seguros sem sermos atacados ou vencidos pelo inimigo. No entanto, é importante nunca nos darmos por cansados e desprezarmos a direção divina. Deus é o Amigo verdadeiro em todo o tempo!

Ao tomar posse como rei sobre Judá, Davi ouviu a respeito da chegada dos filisteus contra ele e se dispôs a lutar. Mas, primeiro, perguntou ao Senhor se deveria agir dessa maneira, e Deus respondeu que ele fosse. Davi os venceu como a rotura das águas. Depois, os filisteus se reagruparam, e, de novo, Davi perguntou ao Altíssimo o próximo passo. Seguindo as orientações divinas, ele os derrotou completamente (1 Cr 14.8-17).

Perdemos batalhas por deixarmos de buscar em Deus a instrução e o ensinamento correto em todas as coisas. Antes de estarmos sob o fogo do adversário, devemos ficar atentos às ordens do Pai celestial, pois elas têm um valor altíssimo. Desde o momento em que o diabo planeja alguma coisa contra a nossa vida, o Senhor sabe como nos livrar. Aprenda com Ele!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares