Precisamos andar com Deus para sermos tomados por Ele. Se caminharmos com Jesus, quando vier na Sua glória buscar a Igreja, Ele nos levará aos Céus. O Mestre ditará o modo de andarmos. A direção deve vir dEle; caso contrário, só Lhe desagradaremos. O Salvador disse: Eu não recebo glória dos homens (Jo 5.41). Isso se estende à orientação contrária à Palavra.
Veja o relato de Abraão, o qual obedeceu ao chamado de Deus, deixou a sua terra e foi a um lugar que lhe foi mostrado mais tarde. Esse servo procurou a cidade, cujo Artífice e Construtor era o próprio Senhor, e não a achou aqui na Terra. Esse local é a Jerusalém celestial, terra dos salvos. Ao crer, o patriarca começou a andar como foi instruído e nunca cobrou explicação, mas agiu como servo.
Jacó tinha uma base para lutar com Deus, porque Este dissera que o levaria à terra dos parentes de sua mãe e, depois, iria conduzi-lo de volta a Canaã. Quando chegou esse dia, Deus lhe disse que retornasse. Ao ouvir que seu irmão partira ao seu encontro com 400 homens, Jacó temeu. Passou, então, a família ao outro lado do vau do Jaboque e lutou com o Altíssimo a noite inteira para ser abençoado. E foi!
Moisés recebeu a ordem de tirar do Egito os israelitas escravizados na terra onde José livrou o povo de morrer de fome. Foram dias de batalhas até, finalmente, Faraó deixá-los ir. Eles partiram e, diante do mar Vermelho, com altas montanhas de lado a lado e o exército de Faraó surgindo para aniquilá-los, Moisés feriu as águas, e estas se repartiram em dois montões. Os hebreus passaram, mas Faraó e seu exército foram destruídos.
Lucas, o escritor sagrado, resumiu o ministério de Jesus dizendo: Ele andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo. Seria maravilhoso que algo igual fosse dito a seu respeito. Então, mãos à obra! Cumpra a missão delegada a você por Cristo. Assim, na eternidade, será escrito que você soube assumir o seu chamado e obedeceu à vontade divina. Os fiéis a Deus herdarão a Terra Prometida!
O apóstolo Paulo falou do que o Todo-Poderoso fez por suas mãos, libertando os oprimidos. Ele procurava ir aos lugares onde Cristo nunca tinha sido anunciado, e o poder de Deus o usava de modo maravilhoso. Faça o mesmo, e verá o que o Pai preparou para você ter prazer em servir-Lhe. Não se deixe enganar, pois tudo passará, mas a Palavra permanecerá (Mt 24.35).
Dos servos de Deus é dito: o mundo não é digno deles. Você não sabe o quanto o Pai zela pelos Seus. Por isso, obedeça à chamada divina. Orgulhe-se de ser servo do Senhor e prove o seu amor por Ele. Aleluia!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares