O temor a Deus se mostra no instante em que temos direito à retaliação, a tomar duras medidas contra quem se mostra intransigente. Há momentos em que até nossos irmãos em Cristo nos aborrecem e, se não tivermos o amor do Senhor dominando nosso coração, agiremos sem a direção do Espírito Santo. Orar e esperar a orientação divina são atitudes que farão toda a diferença e não nos condenarão.
Moisés tinha o poder divino para colocar os israelitas em Canaã. Entretanto, não agiu por conta própria. O líder, certamente, estava em oração quando pediu ao rei de Edom que deixasse Israel passar por aquela terra, mas a resposta recebida foi negativa. Ora, o servo de Deus caminhou a segunda milha (Mt 5.41) e, de maneira humilde, refez o pedido, garantindo que pagaria qualquer prejuízo provocado pelos israelitas. Ele deu ao rei a chance de ser abençoado!
Jesus disse que devemos dar a outra face, a fim de que as pessoas caiam em si e vejam que a nossa reação foi de amor, e não de ódio (Lc 6.29-35). Quando um filho de Deus age como o incrédulo, perde a chance de ser recompensado e ter a operação divina em seu favor. Com ela, o salvo terá muito mais do que ganharia caso tivesse ido ao juiz do mundo. Aquele que vê em secreto nunca deixará de retribuir!
O líder hebreu mostrou ao rei de Edom que não somente conhecia o caminho aplainado, mas também nunca lhe daria prejuízo. Pelo fato de ter refeito o pedido e mostrado a alternativa, o edomita poderia ver que ele era de paz, e seria bom para seu povo ser misericordioso. Ora, quem teme o Senhor não deve se fechar diante do momento de praticar o bem, porque a recompensa divina durará pela eternidade!
Antes de Moisés falar do caminho, o rei deveria ter oferecido aos israelitas essa possibilidade, inclusive convidando-os a comer e beber de tudo o que tinha. Ora, a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado (Mt 25.29 – ARA). Hoje, onde se encontram os descendentes de Esaú? Os hebreus estão por toda parte e, inclusive, são bem-sucedidos. Vale a pena confiar em Deus.
A recusa do rei de Edom faria até seu nome ser registrado na Bíblia. Se tivesse prestado atenção no relato de Moisés sobre a história dos filhos de Jacó e auxiliado esse povo, teria sido ajudado em todo o seu reinado. Talvez, o mundo estivesse melhor com ele hoje. Quem não faz o bem prejudica a si mesmo e também a sua descendência. Nada melhor do que dar, porque a recompensa virá do Altíssimo.
Fique ligado nas Escrituras, pois o Senhor levará a você boas e belas ocasiões para fazer o bem. Então, no Dia do acerto final, o qual determinará o lugar de todas as pessoas para sempre, quem aproveitou essas chances será galardoado.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares