04/02/2019 - OBEDEÇA SEMPRE AO DITO DO SENHOR

Então, o SENHOR me disse: Não molestes a Moabe e não contendas com eles em peleja, porque te não darei herança da sua terra; porquanto tenho dado Ar aos filhos de Ló por herança.

Deuteronômio 2.9

Na Bíblia, encontramos as orientações do Senhor para não fazermos além nem aquém do que nos tem sido permitido. Quando preparava o povo para entrar em Canaã, Ele disse que fossem respeitadas as terras dos edomitas, moabitas e amonitas, pois eram seus parentes. Essa ordem foi obedecida integralmente. Os edomitas teriam medo dos israelitas, porém estes tinham de se guardar bem. Peca quem não se guarda e transgride o mandamento. 

É normal do homem, ao ver alguém com medo dele, abusar dessa pessoa de algum jeito. No caso dos israelitas, Deus os advertira a não se intrometer com aqueles povos, porque as terras deles não haviam sido dadas ao Seu povo, nem ainda a pisada da planta de um pé. Moisés solicitou passagem pelo território deles, prometendo pagar a água ou a comida que ele, o povo e o gado bebessem. No entanto, eles recusaram, e Israel fez um caminho longo!

Da mesma forma, os filhos de Jacó foram advertidos de que nada tomassem dos moabitas, os quais eram descendentes do sobrinho de Abraão, Ló, que, por ter estado ao lado do tio, foi abençoado. Moisés enviou embaixadores para pedir ao rei moabita que aceitasse sua solicitação, mas este negou. Porém, nem por isso, os israelitas entraram à força; eles respeitaram o dito do Senhor. Quem obedece ao Altíssimo O ama!

De igual modo, Moisés e seu povo foram avisados a respeito dos filhos de Amom, o irmão de Moabe, filhos incestuosos de Ló. O rei amonita recusou o pedido dos filhos de Jacó, mas eles não combateram esses dois reis. Ogue fugiu para Amom, mas Israel não entrou na terra dele. A recompensa para quem faz o que o Altíssimo diz durará pela eternidade. Deus é Galardoador de quem O busca e O honra!

Quem pecar contra a Palavra do Senhor terá a sua entrada negada na congregação dos justos, os quais habitarão na presença divina para sempre. Aceitar Jesus como Salvador e Senhor é mais do que levantar a mão e repetir uma oração. É colocar-se pronto para fazer tudo o que Deus disser. A prova de que somos dEle se dá nas tentações que sofremos, pois resistimos ao diabo. Sirva ao Senhor com amor, determinação e fé! 

Vendo que Israel tinha sido obediente, e Moisés não desonrara a Palavra usando erradamente o poder dado pelo Todo-Poderoso, observamos como a sabedoria de Deus agiu desde o início. Na criação, fica claro que até a posição das montanhas de Seir, as quais foram colocadas naquele lugar, prejudicaria Israel ao enfrentar os amorreus e vencê-los como ocorreu. As terras de Seom e Ogue passaram a pertencer aos israelitas.

Da mesma forma, se tivessem passado pelo caminho de Moabe ou Amom, talvez os reis amorreus não lhes tivessem negado passagem e continuariam ali com suas terras. Com isso, Israel só receberia o que estivesse a ocidente do Jordão. Nunca discuta com Quem é o Sábio!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares