A alma do homem é a lâmpada do Senhor, a candeia que Davi sentiu que Ele acenderia de novo. Devido ao pecado de Adão, o ser humano saiu da luz para habitar nas trevas. No entanto, quando uma pessoa tem a sua candeia – a alma – iluminada, o Espírito Santo passa a esquadrinhar o íntimo dela (Pv 20.27). Com a iluminação celestial, você fica perto da ajuda do Onipotente, prestada a todos aqueles que O procuram, e prova o bem!
Além do Manancial da vida estar no Senhor, vemos a luz em Sua luz (Sl 36.9). Portanto, para sermos bem-sucedidos e estarmos aprovados para a vida eterna, precisamos que a luz divina reflita sobre nós. Davi sabia que chegaria o momento de suas trevas serem iluminadas pelo Onipotente. Todo convertido deve saber que é parte do Corpo de Cristo, por isso sua candeia será acesa e o seu Iluminador é Deus!
Muitas pessoas vivem tropeçando, porque falta luz no tempo dedicado a buscar e fazer a vontade divina. Assim como o dia se divide em dois períodos de 12 horas, o mundo espiritual também é dividido. Se você anda de noite, certamente tropeçará, mas, se andar de dia, isso não acontecerá, porque verá a Luz do mundo (Jo 11.9,10). Você decide em que tempo andará, não é verdade?
Sem a direção do Senhor, nada podemos fazer. Ele é a Videira, e nós somos as varas. Se estivermos nEle, e Ele em nós, um entrosamento perfeito e possível a quem crê, jamais deixaremos de dar frutos, pois teremos a capacidade divina agindo em nós (Jo 15.5). Ele é a Luz que veio ao mundo, mas o homem continua amando mais as trevas (Jo 3.19). Por essa razão, em todos os lugares, ouve-se a respeito de problemas e sofrimentos. O que você diz?
Qualquer embaraço ocorrerá se você estiver fora da presença de Deus. O diabo aproveita essa distância para tirá-lo do Caminho e levá-lo a fazer o que jamais deveria sequer pensar. O segredo é permanecer diante do Pai, para não tropeçar em palavra alguma. Dessa forma, você será perfeito, poderoso, e refreará seu corpo (Tg 3.2).
Quando alguém está agindo de acordo com a orientação divina, deve prestar atenção à Palavra. A voz do Altíssimo fará você entender a vereda dEle, por isso não se desvie nem para a direita nem para a esquerda (Is 30.21). Ande como filho da luz; assim, o Pai seja justificado na sua vocação e eleição. Os rebeldes não provarão o bem de Deus, porque se excluíram dele ao se rebelarem.
No passado, antes da sua conversão, como qualquer pessoa que ainda não confessou Jesus como Senhor e Salvador, você estava nas trevas, sendo dominado e dirigido por ela. Com isso, suas obras eram más. Porém, agora, você passou a ser luz no Senhor e deve andar como tal. Suas obras mostram que tipo de pessoa você é, e o que pode realizar para o Reino de Deus.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares