20/08/2019 - CONHECENDO A VERDADE

Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se, porventura, Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade.

2 Timóteo 2.25

Fugir das contendas é o recado de Deus a todo filho dEle que deseja viver e Lhe servir sem limitações. Os salvos desprovidos de entendimento sobre o que significa ser um verdadeiro servo deveriam sentar-se aos pés de Cristo e não deixar o inimigo usá-los para atrapalhar a obra divina. Eles precisam ser a bênção que o Altíssimo planejou para quem Ele chama.

Os obreiros do Senhor erram quando lançam mão da brutalidade para com aqueles que resistem ao chamado do Santo Espírito. Isso é incompatível com o modo de Deus operar. Veja o que a Palavra orienta: Sede prudentes como as serpentes e símplices como as pombas (Mt 10.16). Quem se desvia do Caminho está em angústia e dor, pois sabe o seu destino final. O único meio de instruí-lo é falar com mansidão, para que possa reconhecer a doce voz de Deus e fechar os ouvidos para a voz turbulenta do rei da maldade.

Não é fácil levar uma pessoa a agir com sensatez diante das ofertas da porta larga. A resistência em deixar o apetite da carne é muito grande. No entanto, se a fizermos entender que passar pela porta estreita é lucrativo agora e mais ainda na eternidade, ela se voltará para o Todo-Poderoso. A paz que receberá por crer em Jesus apagará o fogo do pecado.

A alma do homem clama pela paz de Deus, mas, pelo grande prejuízo sofrido, ele não se importa se irá para o tormento eterno ou não. Por isso, precisamos insistir, mostrando que a misericórdia do Altíssimo não o abandonou, e o preço do pecado será caro demais. Com a ajuda divina, conseguiremos arrebatar alguns do fogo eterno. Esteja certo de que o seu trabalho no Senhor nunca será vão.

O bom professor ganha a confiança do aluno, instruindo-o com sabedoria e alegrando-se ao ver o progresso dele. Ora, se alguém é resistente à Palavra, será uma grande glória vê-lo dobrar-se diante do Onipotente por meu intermédio. É lindo ter a capacidade de levá-lo a ver seu erro e se emendar. Bom seria se Deus nos permitisse pegar os mais arredios e conduzi-los a amar e servir a Ele com dedicação.

Nenhuma empreitada dada pelo Pai celestial deve ser abandonada, mesmo parecendo maior do que a nossa capacidade. Sem dúvida, Ele aumentará a nossa unção na proporção certa. O Altíssimo deseja que todos cheguem ao arrependimento e creiam na Palavra. Aqueles que conhecem a Verdade são libertos por ela. Na missão que o Pai lhe der, você terá 100% de êxito.

Se Deus dá o arrependimento a quem resiste a Ele, imagine o que não dará a quem leva tal pessoa a amá-Lo! Portanto, aceite qualquer desafio que lhe for apresentado e você verá que foi muito importante obter a vitória. O Senhor não é injusto para Se esquecer do seu esforço de ajudar alguém a se livrar da morte eterna. Seja servo!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares