18/10/2019 - TRISTE DIAGNÓSTICO

Desde a planta do pé até à cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres, não espremidas, nem ligadas, nem nenhuma delas amolecida com óleo.

Isaías 1.6

O diagnóstico dos filhos de Israel, revelado por Deus a Isaías, não era bom. Porque pecavam atraíam todo o tipo de males. Eles abandonaram o Senhor, revoltaram-se contra a Sua vontade e sofriam com isso. Porém, na cegueira da iniquidade, continuavam no erro e amargavam as consequências disso. Sacrifícios não mais importavam ao Senhor. Era preciso que parassem de fazer o mal, lavando-se da sujeira do pecado.

  Aqueles que se envergonharem de Deus e Seus mandamentos viverão em sofrimento neste tempo e na eternidade (Mc 8.38; Lc 9.26). Por isso, é impossível não associar a degradação da sociedade atual à imoralidade. Muitos nem sabem por que padecem, outros apenas se queixam de suas mazelas. O que devem fazer para mudar essa situação? 

No sangue de Jesus, há perdão, cura, refrigério, vida abundante. Para ter acesso a Ele, basta arrepender-se e converter-se à fé cristã. Enquanto não agir dessa maneira, o ser humano será propriedade do maligno, o qual deseja apenas matar, roubar e destruir (Jo 10.10a). Sensualidade, suborno, violência e miséria são feridas abertas e não param de crescer. Somente Cristo, a viva Palavra de Deus, pode sarar a humanidade. Que espalhemos o Seu Evangelho ao mundo!

Quantos sofrem com doenças consideradas incuráveis pela Medicina. Outros são acometidos por raríssimas enfermidades. A maldição do câncer assola famílias inteiras! Além disso, as preocupações deste mundo, a cultura do excesso e do prazer desmedido têm levado muitos às drogas e aos transtornos físicos e mentais. A Boa-Nova é que o Filho de Deus levou sobre Si as nossas dores. Quem O aceita passa a fazer parte da família de Deus e pode tomar posse da sua libertação! 

Na medida em que se entregavam às transgressões, chagas irrompiam entre os israelitas em Judá e Jerusalém. Deus lhes ofereceu unguento para sarar suas feridas, o bálsamo de Gileade – região conhecida pela produção de excelentes óleos medicinais –, mas eles o rejeitaram. Quantos, hoje, também escarnecem do amor de Jesus, entregando-se às tentações?

Um abismo chama outro abismo! Qual será a sua escolha? Vida ou morte? Ainda que Deus lhes enviasse profetas, Israel e Judá foram escravizados por quem não temia o Senhor. Caso esteja longe da vontade divina, faça o caminho de volta aos Seus braços enquanto há tempo. Se você foi chamado para profetizar, não se cale! Declare que aqueles que o rodeiam se converterão, mesmo que não ouçam a sua voz. O amor é capaz de conduzir o maior transgressor ao perdão do Senhor, cobrindo sua multidão de pecados (1 Pe 4.8).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares