A obediência de Abraão estava firmada em seu conhecimento a respeito da fidelidade divina, por isso caminhava firme até Moriá. Deus lhe mostraria a montanha do sacrifício e proveria o cordeiro. Quando você estiver em uma prova, não se iluda com a aparência das coisas, mas leve em consideração a sabedoria do Senhor mostrada na Palavra. Ele nunca muda o Seu propósito a cada passo que você dá, mas o fortifica para ir até o fim. Siga em frente!
Como o Pai celestial declarou que não há mudança nEle (Ml 3.6), fique firme em Suas revelações. Os homens mudam, dissimulam e buscam o próprio interesse, porém, com o Senhor, isso nunca ocorrerá. Ele é amor puro e santo em todo o tempo. Cuidado! Não caia nas armadilhas do diabo, que luta para levá-lo de volta ao reino dele.
Abraão não era um aventureiro que pensou ter ouvido uma voz mandando-o sair da sua terra e ir para um lugar a lhe ser mostrado. Ele conhecia o Criador de modo perfeito e estava confiante no fato de que o Senhor jamais o dirigiria a um fim desastroso. Por certo, a experiência do patriarca com Deus foi fruto de muita oração. Abraão deve ter recusado diversas ofertas do inimigo para ter uma vida fácil.
Esse servo de Deus caminhava com Isaque ao seu lado, mas não o enganava quanto ao propósito de terem ido ao monte. Em seu coração, estava certo de que o Senhor cumpriria Sua Palavra, que o havia conquistado há muito tempo. Aquilo era parte do seu “treinamento”, e Abraão não recusaria passar por isso. Ele caminhava pela fé, sem entender que aquela provação era um símbolo da entrega que Deus faria do Seu Filho, o verdadeiro Cordeiro.
O Cordeiro seria imolado dois mil anos depois em Jerusalém, a terra de Moriá. Ele não viria somente para agradar ao Pai, ou olhar para o homem sem ver o pecado nele. Seu objetivo seria destruir a quem tinha o poder da morte: Satanás. O dia da vingança estava programado, e aquela prova fazia parte do ensinamento que precisávamos receber. Assim, sentiríamos o quanto o Pai nos ama. Ele nos amou até o fim!
Ao chamar Isaque de meu filho, Abraão lhe dava a certeza de que mal algum lhe sucederia. Os salvos nasceram no Reino dos Céus por causa da fé e perseverança do patriarca. Portanto, nunca desista de quem o Senhor colocou diante de você. Sem dúvida, essa pessoa e tantas outras fazem parte da obra destinada para você cumprir. O Senhor o dirigirá e usará segundo a vontade dEle.
Podemos caminhar juntos com o Pai, porque, mesmo sendo infiéis, Ele permanecerá fiel. Afinal, Ele pode negar a Si mesmo. Se tem errado, curve-se diante do Deus provedor do Cordeiro que tirou o pecado do mundo (Jo 1.29). Seja parte do povo salvo a partir deste momento. A decisão é sua!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares