Só Raabe viverá

COMPARTILHE
2024-03-11 03:00:00
Porém a cidade será anátema ao Senhor, ela e tudo quanto houver nela; somente a prostituta Raabe viverá, ela e todos os que com ela estiverem em casa, porquanto escondeu os mensageiros que enviamos.
Josué 6.17
Na tomada de Jericó, Josué chamou os dois espias e lhes deu ordens específicas, dizendo que Raabe e todos os que estivessem na casa dela viveriam. Isso foi dito por causa da promessa feita a ela, a qual lhes salvara a vida. Toda a população, do maior ao menor, deveria morrer, e essa ordem tinha de ser cumprida. Ninguém seria poupado, nem mesmo os animais. E assim fizeram!
Josué falou do anátema – aquilo que Deus havia proibido que os espias tomassem para si. A prata, o ouro e os vasos de metal e de ferro eram consagrados ao Senhor e iriam para o tesouro de Israel. A advertência foi dura quanto a qualquer coisa, indicando que não deveriam se turbar por causa da cobiça que instigaria alguns. No entanto, mesmo advertidos, um deles tomou uma porção da prata, do ouro e uma capa babilônica, e isso os fez perder a guerra seguinte (leia Josué 7).
O território a ser ocupado seria uma pequena cidade chamada Ai. Seguindo os conselhos dos espias enviados para saber como fariam para conquistá-la, Josué mandou em torno de três mil homens para aquela batalha. Note que ele não perguntou ao Senhor o quanto de efetivo deveria separar. A situação ficou séria, e eles logo trataram de fugir do inimigo. Entretanto, os homens daquele minúsculo lugar feriram 36 deles. Que tristeza!
Ao saber disso, o coração do povo se derreteu. Sem entender o motivo da derrota, Josué se lançou diante de Deus: Então, Josué rasgou as suas vestes e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do Senhor até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças (JS 7.6). O comandante não sabia o que dizer ao Altíssimo nem perguntou a razão do fracasso. Ora, sem causa a maldição não se cumpre (Pv 26.2).
Para Josué, não havia nada de errado com eles, então orou: Ah! Senhor Jeová! Por que, com efeito, fizeste passar a este povo o Jordão, para nos dares nas mãos dos amorreus, para nos fazerem perecer? Tomara nos contentáramos com ficarmos dalém do Jordão (Js 7.7). Sempre há uma causa para tudo o que nos acontece, mas os homens logo pensam que o insucesso veio do Céu. O Senhor jamais erra!
O Todo-Poderoso é paciente em Seus atos. Ele conhece a nossa estrutura e sabe que não nos conformamos com a derrota, mas culpamos os outros por ela: Ah! Senhor! Que direi, pois Israel virou as costas diante dos seus inimigos? Ouvindo isso, os cananeus e todos os moradores da terra nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e, então, que farás ao teu grande nome? (Js 7.8,9). A resposta veio a seguir, e Josué procurou o culpado: Levanta-te, santifica o povo e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Anátema há no meio de vós, Israel; diante dos vossos inimigos não podereis suster-vos, até que tireis o anátema do meio de vós (v. 13). Tiraram o anátema!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
La Oración de Hoy
Senhor, Deus de vitória! Tu não podes fazer o Teu povo ser bem-sucedido, enquanto este tem um trato com o diabo, agindo de modo errado. Queremos a santificação para nós, a nossa casa e quem mais nos pedir ajuda, a fim de Te conhecer e seguir.
Que, em nosso meio, todos estejam preparados para vencer as batalhas da fé, firmados em Ti e em Teu Nome. Somos os Teus guerreiros e tiraremos das mãos dos valentes todos aqueles que ainda não são salvos. Pai, precisamos estar limpos e ungidos por Ti!
Cuida de nós, como só Tu sabes fazer! Apesar de não sermos crianças, nunca sabemos expressar nossos sentimentos. Queremos andar sob a Tua direção, cumprindo as Tuas ordens, e não as do homem. Não queremos Te desonrar ou decepcionar. Usa-nos, Pai!