Agosto Lilás: mês de combate à violência contra a mulher
07/08/2024
Ele Se entregou é o novo single de Izabela Ryos
09/08/2024
Agosto Lilás: mês de combate à violência contra a mulher
07/08/2024
Ele Se entregou é o novo single de Izabela Ryos
09/08/2024

Ministérios de casais na IIGD abençoam casamentos no Brasil e em Portugal

Por Viviane Castanheira, do Ongrace

Rev. Machado, líder da IIGD na Europa, com a esposa, Pra. Luciana, ao lado do Pr. Elder e Bruna Cavalcante no encontro de casais Imagem: Divulgação IIGD Portugal

COMPARTILHE

Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem (Mateus 19.6). Manter esse ensinamento bíblico, nos dias de hoje, tem sido um desafio para os casais cristãos. O número de divórcios no Brasil só aumenta a cada ano. Dados do Registro Civil mostram que o país teve 970 mil casamentos e 420 mil divórcios em 2022 – cerca de um divórcio a cada dois casamentos naquele ano. Entretanto, com a ajuda da igreja e de pastores e líderes especializados nessa temática, é possível escapar dessa estatística.

Na Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD), o ministério de casais é visto como um tempo de investimento na família. Por isso, há trabalhos contínuos nessa área. A programação é variada e envolve encontros, reuniões, jantares, estudos bíblicos e até podcasts, tudo para desenvolver a intimidade entre os cônjuges e fortalecer a união.

O Pr. Elder Cavalcante, líder estadual da IIGD no Rio Grande do Norte, e sua esposa, Bruna Cavalcante, entendem que um casamento saudável é a base de uma família feliz. Por isso, eles dão palestras sobre vida sentimental. No mês de março, o casal pregou no Encontro de Casais promovido pela sede da IIGD em Lisboa, Portugal, liderada pelo Rev. Leandro Machado. “O tema escolhido foi Casamento com Excelência. Os casais se reconciliaram, chorando muito e se abraçaram. Sentimos que a Palavra de Deus trouxe impacto. Falamos sobre o espírito excelente de Daniel e como esse comportamento fez com que ele se mantivesse em alta nos reinos de três reis diferentes”, destacou Elder, que apontou a fidelidade como um dos pilares para a união duradoura. “O casamento excelente é sustentado por boas palavras, parceria e por uma rotina de oração. Um casamento tem de produzir frutos”, explica o pastor.

Assista aos melhores momentos do encontro de casais no Instagram da IIGD em Portugal.

Seminário da Vida Sentimental

Outro casal que se dedica ao ministério é o Pr. Victor Martins, líder da IIGD em Ribeirão Preto (SP), e sua esposa, Pra. Licene Lima Martins. “Eu e minha esposa sempre tivemos o prazer de falar sobre relacionamento e casamento”, explica o pastor, que é idealizador do Seminário da Vida Sentimental.

O evento, realizado uma vez ao mês, tem como objetivo ensinar e oferecer suporte aos casais. “Levamos a fé de como ser feliz e completo com Deus e no casamento, envolvendo filhos, avós, sogros etc.”, explica o pastor, que, em maio, promoveu uma série para toda a família. “Firmados na parábola da dracma perdida (Lucas 15.8-10), fizemos uma campanha de três quartas-feiras, falando sobre encontrar os valores que estão perdidos dentro do lar. Se você for cuidadoso, não vai perder, então não precisará sofrer para encontrar!”, pontua Victor Martins. Ele deixa um recado: “Se a pessoa que você ama é realmente valiosa, dê o valor que ela merece”.

Pr. Victor Martins e sua esposa, Pra. Licene Lima Martins, no Seminário de Vida Sentimental em Ribeirão Preto (SP) Imagem: Divulgação IIGD Ribeirão Preto (SP)

O projeto, iniciado em julho de 2019, quando ele dirigia a IIGD no Rio Grande do Sul, veio para suprir uma necessidade durante a pandemia da covid-19. “Foi um grande desafio. Presos em casa, os casais descobriram a necessidade de aprender a se relacionar de verdade, e, então, muitos constataram que tinham um “casamento de fachada”. A partir daí, minha esposa e eu começamos a fazer o seminário dentro do culto da família”, analisa.

Segundo o pastor, com o número de divórcio aumentando no país, a única maneira efetiva de evitá-lo é olhar para Cristo e andar conforme Seus ensinamentos. “Boa parte das pessoas que desiste de seu casamento busca uma brecha para conseguir se divorciar com a consciência limpa. O que ensinamos é maior do que isso: obedeça à Palavra de Deus e ame seu cônjuge com todo o coração. Lute por ele porque quer lutar, e não porque precisa”, aconselha Victor.

Intervenção divina

Anselmo da Silva Castro, 40 anos, e Eliana Cristiane Ramos Juriole Castro, 36, são casados há 20 anos e têm duas filhas, Maria Clara, 15, e Ana Flávia, 2. Quando o microempreendedor e a manicure passaram por desafios no relacionamento, foram orientados pelos pastores Victor e Licene. “Brigávamos tanto que chegamos a pensar em separação”, conta Anselmo, que viu, no Seminário da Vida Sentimental, a salvação para o matrimônio. “O projeto nos edificou. Havia turbulência em nosso casamento, e Deus usou os pastores para nos fortalecer”, alegra-se Anselmo.


Anselmo da Silva e Eliana Cristiane com as filhas, Maria Clara e Ana Flávia: Família edificada na Palavra de Deus Imagem: Arquivo Pessoal

“Eles são realmente pessoas de Deus. Por intermédio deles, o Senhor me revelou várias coisas. Eu só tenho a agradecer a Deus por ter usado os pastores. Creio que muitas pessoas são abençoadas por esse trabalho”, encerra Eliana.

Casal Pontes

No Amazonas, os pastores Alexandre e Carla Pontes implantaram um ministério que atua tanto presencial como virtualmente. Na sede estadual da IIGD em Manaus (AM), eles realizam, anualmente, o Congresso da Vida Sentimental e,nas demais igrejas do estado, promovem encontros regionais onde ministram palestras para casais.

Eles possuem um canal no YouTube chamado Casal Pontes. Nele, ensinam sobre a área sentimental e realizam o Podcast do Amor, além de alimentar contas nas redes sociais. “No Podcast do Amor, recebemos vários convidados e abordamos temas sobre casamento, filhos, relacionamentos, entre outros.”

Pastores Alexandre e Carla Pontes trabalham com casais há 18 anos Imagem:
Divulgação

Há quase 18 anos trabalhando com casais, Carla e Alexandre entendem bem a relevância dessa iniciativa. “É imprescindível também para a edificação da igreja, uma vez que famílias bem estruturadas produzirão frutos para o Reino de Deus”, ressalta a pastora. Para ela, a igreja tem um papel fundamental na manutenção dos casamentos. “Precisamos ser suporte para os casais que estão em crise, ajudando-os da melhor forma possível, com orientações, orações e acompanhamento. Trazendo sempre à memória desse casal o que os uniu”, aponta a pastora. “Devemos lembrar que o marido deve amar a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja, e recordar à mulher a importância de ser uma companheira idônea e de estar sempre debaixo da mesma missão do esposo”, destaca Carla.

Conselhos abençoados

Membros da sede da IIGD em Manaus, Sâmia Suellem Lima Freire Gouvea, 35, e Airton Rodrigues Gouvea, 38, sempre contaram com os conselhos dos pastores Pontes. “Foram eles que celebraram o nosso casamento e, de lá para cá, vêm nos acompanhando e abençoando com palavras, ‘puxões de orelha’ e aconselhamento. Eles são abençoados por Deus”, garante Sâmia, que trabalha com o marido na oficina automotiva do casal.


Sâmia Suellem, o marido, Airton Gouvea, e os filhos, Lucas Vinicius, Sâmia Melinda e Maria Emília: Família unida na casa de Deus
Imagem:
Divulgação

Casados há 13 anos, Sâmia e Airton passaram por uma crise conjugal há quase um ano. “Eu estava disposta a me separar. Entretanto, nossos líderes conversaram conosco e nos instruíram. Além disso, eles nos apoiaram em oração, e isso ajudou bastante. Graças a Deus, hoje nossa vida é tranquila”, conta a empresária, que tem, com o marido, três filhos, Lucas Vinicius, de 9, Sâmia Melinda, de 4, e a filha adotiva, Maria Emília, de 10.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.