“Mil oportunidades”
14/08/2024
Waldecy Aguiar lança single e clipe
15/08/2024
“Mil oportunidades”
14/08/2024
Waldecy Aguiar lança single e clipe
15/08/2024

De olho no aumento da demanda por cuidadores de idosos, Graça em Ação realiza cursos que já qualificaram milhares de trabalhadores

Por Carlos Fernandes, do Ongrace



Alunos do curso de cuidadores de idosos reunidos: iniciativa do Graça em Ação oferece formação profissional gratuita
Imagem: Arquivo pessoal

COMPARTILHE

Nenhuma outra atividade remunerada tem crescido tanto no Brasil quanto a dos cuidadores de idosos. Em dez anos, o número de profissionais da área teve alta de quase 550%. E esse mercado não para de crescer, dadas as novas configurações familiares brasileiras e a realidade demográfica do envelhecimento progressivo da população. Para se ter uma ideia, em 2010, o percentual de pessoas acima dos 65 anos na pirâmide etária era de menos de 8%. Hoje, esse índice já se aproxima dos 12%. Por outro lado, as novas rotinas de trabalho e a ocupação de todos os membros da família aumentam a demanda por esse tipo de serviço. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, no Brasil, há aproximadamente 40 mil cuidadores de pessoas idosas registrados. No entanto, o número desses trabalhadores é muito maior, já que grande parte deles atua na informalidade.

Trata-se de uma força de trabalho que anseia por especialização, mas nem sempre os interessados podem custear a formação. É o caso de Rosa Ferreira Vaz Pinto, de Magé (RJ). Ela já trabalhou em outras áreas, mas gosta mesmo é de cuidar da terceira idade. Por isso, quando soube que o Projeto Graça em Ação, realizado pela Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD), oferece um curso específico e gratuito para esse tipo de atividade, não pensou duas vezes e se matriculou. “Quero adquirir conhecimento para esse mercado. Não tenho muita experiência, mas desejo aprender mais a cada dia. Sempre que tenho um tempinho, pego a apostila e estudo um pouco”, garante. Rosa é uma das cerca de 14 mil pessoas que já passaram pelo curso, e grande parte delas agora se dedica integralmente à profissão ou complementa a renda atendendo a famílias que não têm com quem deixar seus parentes mais velhos. “O Graça em Ação foi criado em 2018 com objetivo de oferecer capacitação profissional às pessoas”, explica o professor Gilson de Souza Jesus, coordenador da iniciativa. A primeira turma foi justamente a de cuidadores de idosos. “Além da oportunidade de conseguir um emprego digno, os alunos ainda recebem a bênção de Deus, visto que quase todos os cursos são realizados nas Igrejas.”


O coordenador Gilson ressalta que a capacitação é uma oportunidade para a conquista de um trabalho digno
Imagem: Divulgação

Com uma estrutura bem equipada e grande presença nas cidades fluminenses, desde as regiões centrais até bairros mais distantes, as dependências da IIGD são um espaço ideal para as aulas. Nelas, vários cursos são oferecidos, como de porteiro, vigia, supervisor de segurança, cuidador infantil, atendente de farmácia e outros, proporcionando profissionalização a milhares de pessoas e gerando renda para suas famílias. “Esse trabalho cresceu graças à ajuda do Missionário R. R. Soares”, diz Gilson, destacando também o apoio recebido do deputado federal Marcos Soares (União Brasil/RJ) e do deputado estadual Filipe Soares (União Brasil) na consolidação e ampliação do Graça em Ação. Embora ligados a uma igreja evangélica, os cursos são abertos à comunidade. “Qualquer pessoa pode participar, desde que seja alfabetizada e cumpra os requisitos de idade mínima que, na maioria das vezes, é de 18 anos”, explica o coordenador. Além das aulas, o projeto também oferece atendimentos gratuitos à população nas áreas de clínica médica, nutrição, fisioterapia, psicologia, entre outras.

Futuro melhor

“Estima-se que, em 2050, 30% da população será de pessoas idosas. É gente que, em algum momento, precisará de cuidadores para auxiliá-los nas demandas do dia a dia”, aponta a técnica de enfermagem, socorrista e intensivista Ângela Girão, uma das professoras do Graça em Ação. “Certamente, haverá um grande número de vagas na área e uma enorme estimativa para o mercado de trabalho.” Ela ministra o curso de cuidador há quatro anos, e essa experiência foi uma guinada em sua carreira. “Eu me redescobri como profissional. Quebrei aquela rotina de emergências e CTIs e pude encontrar nessa profissão um descanso e uma alegria para os meus dias.” Como a tarefa de ensinar requer também um aprendizado constante, Ângela não deixa de estudar. Atualmente, ela está cursando faculdade de Enfermagem.

A professora Ângela Girão afirma que a demanda por profissionais da área apresenta grande crescimento Imagem: Arquivo pessoal

Ângela se alegra em poder proporcionar algo relevante às pessoas. “O curso oferece uma grande oportunidade de trabalho, além de ser gratuito. Ele ajuda quem não possui condições para custear um ensino pago e dá uma nova oportunidade de mudança de vida.” Segundo ela, o currículo inclui disciplinas, como cuidados e socorros básicos, direitos da pessoa idosa, mobilidade, alimentação saudável, doenças e distúrbios comuns à faixa etária, entre outras, e tem durabilidade de 230 horas.

Mais de 14 mil alunos já passaram pelo curso de cuidadores de idosos oferecido nas dependências da IIGD Imagem: Arquivo pessoal

O Pr. Luciano Moreira, da IIGD em Magé, é um entusiasta do Graça em Ação. Em junho, mais um ciclo do programa de cuidadores de idosos teve início, com dezenas de alunos. “O curso tem obtido uma excelente reputação em nossa cidade. São muitos os relatos de pessoas que alcançaram melhor qualidade de vida após a formação”, frisa o pastor. Melhores condições de trabalho e renda são as coisas pelas quais a auxiliar de limpeza Adriana Silva dos Santos almeja. Desempregada no momento, ela está matriculada na turma de Magé. Essa é a primeira vez que participa de um curso de formação profissional. “A professora é bem clara e objetiva, e eu pretendo permanecer até o fim”, afirma. Agora, ela já sonha com um futuro mais próspero. “Se o Graça em Ação não nos desse a oportunidade, eu e muitos colegas não teríamos a chance de fazer um curso desses,” finaliza.


Para a auxiliar de limpeza Adriana dos Santos, a iniciativa é uma oportunidade para crescer: “Vou até o fim”
Imagem: Arquivo pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.