David Soares lança série audiovisual sobre as Igrejas do Apocalipse
22/08/2024
Antes cativo, hoje liberto
26/08/2024
David Soares lança série audiovisual sobre as Igrejas do Apocalipse
22/08/2024
Antes cativo, hoje liberto
26/08/2024

Cultos realizados em inglês e espanhol alcançam outros povos

Por Viviane Castanheira, do Ongrace

Imagem: Arquivo Pessoal

COMPARTILHE

O Brasil é conhecido como um país acolhedor e receptivo. Seja pela familiaridade com a diversidade cultural e as belezas naturais, seja pela amabilidade e hospitalidade do nosso povo, a nação tem se tornado o refúgio de muitos estrangeiros.

Conscientes dessa realidade, as sedes estaduais da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) em Aracaju (SE) e Boa Vista (RR) decidiram proclamar o Evangelho em outros idiomas.

Pr. Vanderlei, líder da sede da IIGD em Aracaju (SE) e idealizador do
Grace English Service
Imagem: Arquivo pessoal

Na IIGD em Aracaju, dirigida pelo Pr. Vanderlei Duarte, funciona o Grace English Service. Criado há pouco mais de dois anos, o objetivo é evangelizar, servir de refúgio para imigrantes e incentivar brasileiros a treinar o inglês, a língua mais falada do mundo. “Aracaju é uma cidade que recebe muitos turistas, então decidimos criar esse culto para aqueles que precisam ouvir a Palavra, mas não falam português”, afirma o líder estadual.

Para a coordenadora do projeto, Auxiliadora Costa Viana, 57 anos, a iniciativa é uma nobre missão dada por Deus. “O pastor Vanderlei entende que o inglês é uma ferramenta poderosa de evangelismo, principalmente para jovens e adolescentes que se identificam com o idioma”, explica ela que é professora de Língua Inglesa e obreira da IIGD.

Culto em inglês na sede da IIGD em Aracaju (SE): aprendizado e abrigo para estrangeiros Imagem: Arquivo pessoal

Há um ano e meio, Auxiliadora passou a contar com a ajuda do paquistanês Qasim Mehmood e da brasileira Itana Figueiredo, casal que conheceu por meio do projeto. “Encontrar uma reunião em inglês, para nós, estrangeiros, é uma verdadeira bênção. Poder participar de um culto entendendo o idioma é incrível, especialmente quando se está longe de casa há algum tempo. Ter comunhão com os irmãos que podem compreender você é maravilhoso”, afirma Qasim, que ministra a Palavra nos encontros. “Participar deste ministério é incrível. Nós realmente admiramos o chamado do Missionário R. R. Soares, pois, sendo missionários, nós nos identificamos com a visão dele, que está de acordo com a ordem do Senhor Jesus em Marcos 16.15”, ressalta o paquistanês.

Itana explica que o projeto não foi decisivo para permanecerem na IIGD, mas corroborou com a tomada da decisão. “O Grace English Service ajudou bastante. Foi como se estivéssemos encontrando um abrigo. Fomos acolhidos.”

Qasim Mehmood, Itana Figueiredo e o filho do casal, Isaac: “Verdadeira bênção” Imagem: Arquivo pessoal

Além de proclamar o Evangelho e ganhar almas para Jesus, Qasim acredita que o trabalho desenvolvido pela Igreja da Graça é uma excelente oportunidade de treinamento para quem deseja se qualificar. “É importante aprender novos idiomas, a fim de se preparar para alcançar nações para Cristo ou, simplesmente, acolher um estrangeiro”, destaca.

A universitária Larissa Ramos Oliveira, 27 anos, começou a frequentar os encontros em 2023. “A cada culto que vou fico maravilhada, pois participo de momentos jamais vividos antes. Esse projeto me faz enxergar com mais amplitude o plano de Deus para minha vida”, assegura a estudante.

Larissa frequenta os cultos em inglês da sede da IIGD em Aracaju: “Esse projeto me faz enxergar com mais amplitude o plano de Deus para minha vida” Imagem: Arquivo pessoal

Feliz com os resultados, o Pr. Vanderlei Duarte planeja alcançar mais pessoas com a iniciativa. “Pretendemos expandir para todo o mundo essa programação. Transmitir um culto daqui, o menor estado da federação brasileira, para fora mostrará que mesmo sendo pequeno é possível fazer algo grande para o Senhor”, ressalta.

Venezuelanos para Cristo

No Estado de Roraima, porta de entrada de milhares de venezuelanos em terras brasileiras, o líder estadual, Pr. Éric Costa Dias, ministra reuniões em espanhol desde 2019. De acordo com ele, o principal objetivo dos encontros, realizados às quartas e sextas-feiras, é amenizar o sofrimento dos nossos vizinhos e lhes ensinar o Evangelho. “Iniciamos ministrando a Palavra, servindo o café da manhã, oferecendo corte de cabelo, doações de roupas e outros auxílios básicos. Entretanto, com a chegada da pandemia, tivemos de interromper o trabalho na Igreja e começamos a realizar cultos nos abrigos”, explica Éric.

Culto em espanhol realizado na rodoviária de Boa Vista (RR): assistência aos venezuelanos que estão em busca de uma vida melhor Imagem: Arquivo pessoal

Em janeiro de 2022, com o fechamento de vários pontos de acolhimento e a consequente diminuição da circulação de pessoas nas imediações do templo, os cultos foram transferidos para o espaço público da rodoviária. “Hoje, temos atendido em torno de cem pessoas com a Palavra de Deus e o café da manhã”, assegura o Pr. Éric, que conta com o apoio de patrocinadores para a realização do projeto.

O trabalho, que começou pequeno, tem tomado grandes proporções. No dia 20 de junho, o Pr. Éric realizou o segundo culto em solo venezuelano, na cidade de Caracas. “Temos planos de, em breve, abrir a nossa Igreja no país vizinho”, almeja o pastor.

Pr. Éric Costa Dias, líder estadual da IIGD em Boa Vista (RR) Imagem: Arquivo pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.