Tradutores contribuem na missão de propagar o Evangelho
30/09/2024Eleições 2024: o cristão e a festa da democracia
01/10/2024Projeto oferece atividades físicas gratuitas nas IIGDs
Por Alessandra Nunes, do Ongrace
COMPARTILHE
Atualmente, a expectativa de vida no Brasil é de 75,5 anos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse aumento, de três meses em relação a 2014 (75,2 anos), reflete não apenas os avanços na Medicina, mas também um reconhecimento da importância de hábitos saudáveis para a longevidade, como a prática regular de exercícios físicos.
Pesquisas do IBGE também revelam que, das 33 milhões de pessoas idosas do país, 9 milhões praticam algum tipo de atividade física. No entanto, esse número ainda é pequeno. Por isso, com o intuito de despertar essa faixa etária para a relevância de movimentar o corpo por meio de exercícios, o ministério Graça em Ação lançou o projeto Exercita Graça. “Observamos que pessoas da terceira idade e de meia-idade queriam fazer atividades físicas, mas não se sentiam bem em academias ou não tinham condições de pagar a mensalidade. Então, iniciamos as aulas na IIGD em Madureira. E deu muito certo, pois ouvimos os testemunhos de pessoas que tinham problemas de saúde devido à falta de exercícios. Com isso, surgiu a necessidade de ampliar o projeto para outros templos da IIGD”, explica o fundador do Exercita Graça, o deputado federal Marcos Soares (União-RJ).
Para o coordenador da iniciativa, Gilson de Souza, o trabalho é uma extensão da Igreja. “O que mais me chama a atenção no Exercita Graça é saber que não estamos cuidando só de pessoas, mas também de almas. Ao participarem das atividades, elas acabam conhecendo o que a Igreja da Graça oferece, principalmente para a terceira idade. Vemos esse resultado quando essas pessoas chegam ao culto com uma locomoção melhor ou mais facilidade para levantar-se e sentar-se, e isso é muito bom”, revela. Lenir da Conceição é uma prova disso. Ela conta que o sedentarismo a fazia ter dificuldade para caminhar e subir escadas. “Fui diagnosticada com artrose, e o médico me mandou fazer exercícios. Quando comecei a participar das aulas, eu andava de bengala e com muitas limitações. Com o incentivo do professor, consegui me livrar dos apoios, parei de cair na rua e, agora, estou bem!”, testemunha a aluna de Madureira.
Outra beneficiada é Alzira Leite, que conheceu o Exercita Graça aos 65 anos. Antes disso, ela nunca havia praticado atividade física. “Decidi participar, porque tenho escoliose. Percebo que, com os exercícios, estou melhorando cada vez mais e já não sinto dor na coluna”, expõe a aluna da Cidade de Deus. Os benefícios do projeto vão além do cuidado físico, pois auxiliam na socialização das pessoas idosas, como é o caso de João Oliveira, aluno de Madureira. “Eu me sentia muito sozinho, sem esperanças, e aqui passei a ter com quem conversar e me distrair. Esse projeto me salvou!”, avalia. O Prof. André Luiz Vieira, que dá aulas em Madureira, comemora os efeitos do Exercita Graça: “Trabalhamos também a autoestima e autoconfiança. A terceira idade tem a capacidade de ter um progresso grande em um período curto de tempo. É gratificante quando os alunos relatam que, após iniciarem a prática de exercícios, saíram da depressão ou conseguiram movimentar membros que antes não conseguiam”, finaliza.
Os interessados em participar do Exercita Graça devem entrar em contato com o programa Graça em Ação pelo telefone (21) 3344-5910 ou via Instagram pela página @gracaemacaooficial. Os alunos serão encaminhados para as unidades mais próximas à residência deles.
2 Comments
Acho isso maravilhoso pois tenho 80 anos não tenho condições vdevpagar uma academia minha igreja e das laranjeiras.precisamos muito lá
.EXCELENTE.