Missões Globo – Egito
10/10/2024
A influência da fé na saúde mental
11/10/2024
Missões Globo – Egito
10/10/2024
A influência da fé na saúde mental
11/10/2024

Furacão Milton pode ser o pior dos últimos cem anos na Flórida


Cerca de 5 milhões de pessoas deixaram suas casas em busca de um local seguro

Por Marcia Pinheiro, do Ongrace

Furacão tocou o solo na noite de quarta-feira (09). Imagens de drone mostram ondas de até 8 metros – Imagem: Freepik Gerado por IA

COMPARTILHE

O furacão Milton chegou à costa do Golfo da Flórida, nos Estados Unidos, como uma grande tempestade, enquanto a área continua lidando com os danos causados pelo furacão Helene. Segundo o presidente Joe Biden, o furacão Milton pode ser “um dos piores dos últimos cem anos no estado”. Ele tocou o solo na noite dessa quarta-feira (09) e, infelizmente, há registro de mortos em um abrigo para idosos.

Na segunda-feira (07), em apenas quatro horas, o Milton ganhou uma força explosiva, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (CNF). O fenômeno subiu da categoria 2 para a 5, a máxima na escala de intensidade de furacões.

O governo local preparou a maior evacuação no estado nos últimos oito anos, com a retirada de cerca de 5 milhões de pessoas. Os moradores da Flórida correram aos mercados para comprar mantimentos, e as prateleiras estão vazias. Todos os portos foram fechados. Para acompanhar os atendimentos à população, Biden cancelou a viagem que faria à Ásia. Igrejas locais de diversas denominações cancelaram suas programações desta semana e pedem orações.

Segundo o CNF, o caminho projetado para a tempestade mostra que
o furacão perdeu força na manhã de quarta-feira (09), e, agora, tem ventos de 250 km/h. Há expectativa de que ele continuará a perder alguma força, mas se manterá intenso.

Esse gráfico de probabilidade de velocidade do vento é baseado nas previsões oficiais de trajetória, intensidade e raios de vento do Centro Nacional de Furacões – Imagem: Reprodução / CNF

A Baía de Tampa é onde a tempestade está atualmente prevista para atingir a costa. Essa parte do estado, com uma área da Costa Atlântica da Flórida diretamente acima de Orlando, poderá ter um maior volume de chuva.

Um drone foi enviado ao Golfo do México no início desta semana para entender melhor a influência dos oceanos nos furacões. O equipamento gravou imagens de ondas de até 8 metros dentro do furacão Milton.

A chegada do Milton ocorre menos de duas semanas após o furacão Helene ter atingido o Sudeste dos EUA, causando a morte de pelo menos 200 pessoas e grandes danos em uma parte significativa da região, incluindo a Flórida. Antes da chegada da tempestade, o governador da Flórida, Ron DeSantis, emitiu um estado de emergência cobrindo 51 dos 67 condados.

Igrejas de várias denominações na Flórida cancelaram suas programações por causa do furacão – Imagem: Ilustrativa / Freepik

Oração
Vamos unir nossas vozes em um clamor especial pelos moradores da Flórida. Que Deus abençoe cada um deles com segurança, força e esperança durante este momento difícil.

Que as autoridades encontrem sabedoria em suas decisões, e os esforços de socorro sejam eficazes. Que a comunidade possa se unir em solidariedade, oferecendo apoio e amor a quem mais precisa.

Oremos pela proteção das famílias e mitigação dos danos, para que, em breve, a população possa retomar a sua rotina com coragem e resiliência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.