Redes sociais: o maior campo missionário
12/11/2024Enem: pedidos de reaplicação de provas são aceitos até sexta (15)
12/11/2024Jogadores cristãos têm atuado como verdadeiros missionários
Por Marcia Pinheiro, do Ongrace
COMPARTILHE
A temporada 2024 do futebol brasileiro está chegando ao fim. Em breve, saberemos quem serão os times vencedores dos títulos mais cobiçados: Libertadores, Sul-Americana e Campeonato Brasileiro. Outros foram definidos ao longo do ano, como Recopa (Fluminense), Copa Nordeste (Fortaleza) e, mais recentemente, a Copa do Brasil (Flamengo), além dos campeonatos estaduais. Grandes talentos desfilaram pelos gramados dos estádios sul-americanos. Mas o que poucos notaram foram as manifestações de fé dos atletas. Se elas fizeram diferença nos placares, jamais saberemos. A única certeza é que jogadores cristãos têm sido verdadeiros missionários. Ao declarar Cristo como Salvador e glorificar o nome do Pai, eles seguem plantando a semente do Evangelho no coração de milhares de torcedores.
Artilheiro da temporada com 30 gols, mesmo há pouco mais de dois meses longe dos gramados por conta de uma lesão, o atacante Pedro, do Flamengo e da Seleção Brasileira, tem uma comemoração especial para todos os seus gols. Em Libras (Língua Brasileira de Sinais), ele declara: “Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida.” (João 14.6). O centroavante também dá bom exemplo fora de campo. No ano passado, ao ser agredido pelo preparador físico Pablo Fernández, Pedro teve domínio próprio e não revidou a agressão. “Que Deus perdoe uma pessoa que, em pleno 2023, acha que uma agressão física possa resolver qualquer problema. Obrigado, Jesus, pelo ensinamento, dando a outra face”, declarou ele nas redes sociais logo após o incidente.
Outro grande atleta brasileiro, destaque em 2024, tem sido inspiração além das fronteiras. Em ação no Palmeiras, Endrick despontou para o mundo antes mesmo de atingir a maioridade. Logo após completar 18 anos, em julho, ele foi transferido para um dos maiores clubes do mundo, o Real Madrid. Em julho, em partida pela Seleção Brasileira contra o México, o ex-palmeirense foi eleito o melhor jogador em campo, mesmo entrando somente a partir dos 16 minutos do segundo tempo; ele marcou um gol nos acréscimos na vitória do Brasil por 3 a 2.
Ao falar com a imprensa, o camisa 9 rechaçou a figura de estrela do grupo e dividiu todo o mérito da vitória com o grupo. “Agradeço a Deus. Eu não ganho nada sozinho. Essa vitória foi de todos os jogadores. Não venci nada sozinho”, disse Endrick mostrando que um comportamento cristão pode salvar muitas vidas.
Apesar da pouca idade, Endrick casou-se recentemente e, juntamente com a esposa, Gabriely Miranda, foi batizado em uma igreja evangélica da Espanha. O registro do momento foi compartilhado por ela nas redes sociais. “Renascemos e tudo se fez novo; arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo”, escreveu na publicação citando Atos 2.38.
Atual campeão da Libertadores, o Fluminense não vive um bom momento tecnicamente, e luta para não ser rebaixado para a série B do Campeonato Brasileiro. Mas tem um dos elencos mais cristãos desta temporada. Os atletas frequentemente publicam em suas redes sociais momentos de comunhão e adoração a Deus em suas respectivas igrejas. O goleiro Fábio, mesmo aos 44 anos, idade considerada avançada para um atleta, é um dos grandes destaques da temporada. Em todas as suas entrevistas, independentemente do resultado, ele glorifica o nome do Senhor.
Ao se tornar o primeiro jogador a completar 100 jogos pela Libertadores, Fábio não se esqueceu dAquele que o tem sustentado. “A glória é sempre de Deus, e Ele nos direcionou todos os dias para que estivéssemos aqui no Fluminense. Usou as pessoas certas para que eu pudesse vestir essa camisa. Cumpri um propósito e hoje são 100 jogos. Antes de entender o que era Deus, Ele já trabalhava na minha vida. Jesus me deu essa oportunidade de viver esse momento tão especial na minha vida. No momento de dificuldade, a gente sabe que Ele está no controle, toda glória a Ele”, glorificou o goleiro tricolor.
Pregador artilheiro
Resiliência é uma das principais marcas do artilheiro Júnior Santos, do Botafogo. Recuperado de uma lesão, o finalista da Libertadores tenta se recolocar entre os melhores da temporada.
A volta de Júnior Santos aos gramados foi marcada por um gol decisivo na vitória do Botafogo sobre o Vasco, garantindo três pontos importantes na busca pelo título do Campeonato Brasileiro. Com 18 gols na temporada, ele voltou a figurar entre os dez maiores artilheiros do Brasil, comprovando que sua lesão não comprometeu seu desempenho.
O chamado do craque vai além das quatro linhas. Júnior Santos tem compartilhado em suas redes sociais momentos de suas pregações em igrejas do Rio de Janeiro.
“Isso começou quando tinha 20 anos, decidi ali mudar minha forma de viver e passei a frequentar igreja. Deus me fez uma promessa de que eu iria rodar o mundo, mas acabei parando e tornei um jogador profissional. A promessa foi cumprida, por mais que eu tenha saído do caminho. Em fevereiro de 2023, voltei à igreja e cinco meses depois passei a pregar”, disse o artilheiro.
Na concentração não é diferente, Júnior Santos costuma participar dos momentos de comunhão liderados pelo goleiro Gatito Fernández e do zagueiro Philipe Sampaio. “Não buscamos para ter um resultado como time, mas para nossa família, nos sentirmos bem, seguindo o caminho de Deus. Esse é o principal objetivo”, declara.
Comunhão
Júnior Santos, assim como outros atletas de Cristo, sabe que derrotas e vitórias fazem parte da vida de qualquer pessoa. Momentos de comunhão e adoração a Deus são fundamentais para o fortalecimento da fé de todo cristão. A comunhão com o Pai nos ajuda a conhecê-Lo cada vez mais, bem como entender a Sua vontade para nós. Isso nos faz reconhecer que a vida vem de Deus, e que Ele a concede para que O conheçamos e cresçamos em graça e sabedoria. A comunhão também nos estimula a vivermos para a glória de Deus e a fazermos boas obras.
Adoração a Deus
A adoração a Deus é a primeira atitude de quem se reconhece criatura diante de seu Criador. É uma maneira de reconhecer a Jesus como único Senhor e Salvador, e de se entregar a Ele. A adoração também nos ajuda a guardar os mandamentos de Deus, aumentar nosso o conhecimento e manter a nossa fidelidade.